sexta-feira, 24 de março de 2017

Espetáculo de Lauro de Freitas "O Candelabro" concorre ao Prêmio Braskem de Teatro

Polo Teatral anuncia espetáculos do interior indicados
ao Prêmio Braskem de Teatro
A segunda edição do festival contou com 24 apresentações em temporadas nas cidades de Itabuna, Juazeiro e Feira de Santana. As cinco montagens selecionadas irão concorrer na categoria Espetáculo do Interior


A segunda edição do Polo Teatral – Festival de Teatro do Interior da Bahia, acaba de divulgar as peças selecionadas que irão concorrer ao Prêmio Braskem de Teatro, na categoria Espetáculo do Interior. Das 12 montagens, que integraram a programação do evento, foram escolhidas: Matraga, do Grupo Conto em Cena (Feira de Santana), o Santo e a Porca, da Cia Acordada (Ilhéus), Pariré, da Cia OperaKata (Vitória da Conquista), O Candelabro, da Cia Távola de Teatro (Lauro de Freitas) e Os Fogatas, da Cia Cuca de Teatro (Feira de Santana). O grande vencedor da categoria será conhecido na cerimônia de premiação da 24ª edição do Prêmio Braskem de Teatro, que acontece em abril.

Em parceria com o Prêmio Braskem de Teatro, o 2º Polo Teatral – Festival de Teatro do Interior da Bahia tem como proposta fomentar e reconhecer a produção teatral em municípios do interior baiano. A iniciativa tem o patrocínio da Braskem, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realização da Polo Cultural e Ministério da Cultura - Governo Federal. A curadoria do projeto é do ator, diretor e artista visual Fernando Marinho. A comissão julgadora, responsável pela seleção dos espetáculos, teve como membros importantes nomes na cena cultural no estado: a atriz Cristiane Mendonça, a atriz, diretora e produtora cultural Vadinha Moura e a atriz e produtora Alethea Novaes.

“Implantei o Teatro do Saber em Camaçari e, por sete anos, tive a oportunidade de conviver com artistas de lá e de outros municípios. Vi o quanto pode ser difícil fazer arte no interior e, por isso, acho fantástica a proposta do Polo Teatral. Foi surpreendente e muito gratificante descobrir um universo de artistas e grupos teatrais tão talentosos, com ideias originais e interessantes. Fiquei muito orgulhosa de poder possibilitar aos grupos selecionados a chance de revelar a qualidade de seus trabalhos, de mostrar para Salvador quanta coisa boa temos no interior”, relata a produtora e atriz Vadinha Moura. A segunda edição do Polo Teatral contou com mais de 100 inscrições. Foram realizadas 24 apresentações em três temporadas nas cidades de Itabuna, Juazeiro e Feira de Santana. Além da apresentação dos espetáculos, o projeto também promoveu roda de conversa, mesa redonda e oficinas.

O Candelabro – Uma produção da Cia Távola de Teatro, de Lauro de Freitas, o espetáculo O Candelabro é um solo teatral escrito por Duzinho Nery, com atuação de Ruth Marinho. O espetáculo possui um tema provocante sobre a crueldade dos atos de violência que vitimam milhares de mulheres e revela a dimensão de aspectos que circundam as vidas de quem está diante desta situação. A peça se divide em lapsos de memória que marcam a vida de Maria Aurora, abordando os seus conflitos e o seu sofrimento, mostrando como em uma atitude transgressora ela consegue ser a sua própria luz. O Candelabro é fruto de uma pesquisa do autor no livro “Sobrevivi posso contar”, escrito por Maria da Penha Fernandes.

FICHA TÉCNICA
Direção e Dramaturgia: Duzinho Nery
Atuação: Ruth Marinho
Preparação Corpo e Voz: Lorena Pio
Iluminação: Thelma Gualberto
Cenografia: Duzinho Nery
Figurino: Ruth Marinho
Adereços: Luiz Claudio De Vasconcellos
Trilha Sonora (Pesquisa): Duzinho Nery
Operação de Luz: Lucas Lins
Operação de Som: Duzinho Nery

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.