sábado, 3 de junho de 2017

Gay assumido e filho de imigrante, Leo Varadkar é escolhido para ser premiê da Irlanda




O partido centrista irlandês nomeou nesta sexta-feira (2) Leo Varadkar, de 38 anos, um médico homossexual e filho de imigrante, como chefe do partido. Desta forma, dentro de 10 dias ele deverá se tornar o novo premiê da Irlanda.

Varadkar será oficializado como primeiro-ministro quando o Parlamento voltar do recesso no fim do mês e confirmar sua nomeação, considerada histórica por diferentes motivos, substituindo o demissionário Enda Kenny.

O centrista Fine Gael é o partido com mais deputado no Legislativo irlandês e a designação de seu líder como premiê é tida como certa. Varadkar foi eleito para liderar seu partido com 60% dos votos à frente de Simon Coveney, informou o partido no Twitter.

As eleições primárias do partido de centro que governa a Irlanda confrontaram Simon Coveney, ministro da Habitação, e Varadkar, ministro de Proteção Social, que acabou vencendo.

Quando Varadkar for confirmado pelo Parlamento, romperá com três padrões: será o chefe de governo mais jovem da República da Irlanda - independente do Reino Unido desde 1992 -, e o primeiro gay assumido e filho de imigrante a ocupar o cargo. Varadkar é filho de um médico indiano e de uma enfermeira irlandesa, cresceu em Dublin e tem duas irmãs mais velhas.

Varadkar revelou ao público sua orientação sexual meses antes do referendo de 2015 que aprovou o casamento entre pessoas de mesmo sexo.

"Sou gay, não é um segredo, mas tampouco é algo que todo o mundo soubesse, e nunca tinha falado publicamente disso antes", declarou à rádio nacional irlandesa.

"Não é algo que me defina: não sou um político meio indiano, nem um político médico, nem um político gay. É simplesmente parte de mim, não é o que me define. Suponho que seja parte do meu caráter".

Apesar de ser formado em medicina, ele foi eleito vereador quando tinha pouco mais de 20 anos e passou a se dedicar completamente à política quando foi eleito deputado em 2007. Antes de ser ministro de Proteção Social, ocupou outros cargos no gabinete.

Varadkar já avisou que sua homossexualidade não será um assunto importante e que não espera que seu companheiro, Matt Barrett, também médico, o acompanhe nos compromissos oficiais.

Apesar de Igreja Católica ter perdido influência no país por causa dos escândalos de abusos sexuais contra crianças ou sobre o tratamento das mães solteiras no passado, a homossexualidade só foi descriminalizada em 1993 e há pouco um político irlandês dizia que era melhor que dois homens andassem na rua armados do que de mãos dadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.