segunda-feira, 24 de abril de 2017

Coreia do Norte diz que pode retomar relações com EUA de Trump

Da Reuters

O embaixador da Coreia do Norte na ONU, So Se Pyong, durante entrevista à agência Reuters em Genebra, na Suíça, na quinta (17).

Se um governo Donald Trump nos Estados Unidos retirar tropas e equipamentos da Coreia do Sul e assegurar um tratado de paz terminando com a guerra na península, tais fatos poderiam levar à normalização das relações com a Coreia do Norte, disse um representante de Pyongyang à Reuters nesta quinta-feira (17).

Contudo, por enquanto, a Coreia do Norte vai buscar a sua chamada política de “desenvolvimento simultâneo” tanto do seu programa nuclear quanto da sua economia, disse em Genebra So Se Pyong, embaixador norte-coreano na Organização das Nações Unidas. “Isso vai continuar.”

So fez os comentários numa entrevista na missão diplomática da Coreia do Norte em Genebra, quando autoridades norte-coreanas iniciam “discussões informais e não oficiais” com acadêmicos e ex-autoridades norte-americanos na cidade suíça.

"A delegação está aqui agora, mas, como você sabe, é uma ‘Track 2’”, declarou ele, se referindo a mais recente das reuniões informais que ocorrem neste ano. Os dois países não mantém negociações oficiais desde que Kim Jong Um assumiu o poder em 2011.


Choe Son Hui, o negociador norte-coreano no diálogo paralisado sobre o programa nuclear, comanda a equipe de quatro pessoas, disse ele.

(Foto: Reuters/Denis Balibouse)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.