quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

GESTÃO CULTURAL DO PREFEITO DR. MÁRCIO PAIVA ENTERRA TRADIÇÃO SECULAR DE SANTO AMARO DE IPITANGA “O TERNO DE REIS”

Dona Badinha, a mais expressiva figura da cultura Popular de Santo Amaro de Ipitanga

"VIEMOS LOUVAR, O REI
VIEMOS LOUVAR, O REI
QUE AGORA APARECEU,
VIEMOS LOUVAR A MARIA 
E QUEM LOUVA JESUS SOU EU".

Que dor estou sentindo nesta noite, 6 de janeiro, onde se celebra os Santos Reis: Belchior, Gaspar e Baltazar. O vilarejo de Santo Amaro de Ipitanga entrava em festa, antecipando os festejos do nosso Padroeiro. Eu era menino, anualmente aguardava as nossas mestras e mestres da nossa cultura popular, para cantarolar logo depois da meia noite do dia 5 de janeiro, e pelas ruas íamos de porta em porta, comemorar a nossa mais tradicional manifestação da cultura popular, o Terno de Reis/bumba-meu-boi.

As senhorinhas cantadoras, dona Lourdes Viana, Marieta Luz (in memorian), dona Badinha, Lilita, Antonieta (Doú), Balaieiro e mais tarde, dona Antonia, Ciana, Careca, Sinaldo e outras dezenas de jovens e idosos, que com resistência ao tempo e mesmo com desinteresse da gestão pública, não deixaram esta tradição morrer. Até um dia...

Mataram literalmente o nosso boi

Enfim, o CMC - Conselho Municipal de Cultura, órgão deliberativo, com a Resolução 001/2010 – onde aprova o Calendário Cultural das Manifestações Tradicionais do Município de Lauro de Freitas. Publicado no Diário Oficial do Município no dia 8 de junho de 2010, tendo como presidente o nosso saudoso Raimundo Nonato das Neves (Presidente do Bankoma). Calendário Cultural que todas as manifestações inclusas seriam financiadas anualmente através do FMC – Fundo Municipal de Cultura. Recurso, oriundo de alguns impostos municipais 1%, garantindo assim a realização destas importantes atividades culturais.

Portanto, a identidade desta comunidade, infelizmente a cada dia se degenera pelas dificuldades de se achar uma política coesa de manutenção e preservação das tradições culturais e populares de Lauro de Freitas, garantido também pela nossa Constituição Federal, onde consta no Artigo 215 – “§1º O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional”.  

Mas vemos claramente que esta gestão do atual prefeito Dr. Márcio, venda os olhos e não faz a mínima questão de garantir a manutenção das nossas manifestações culturais, seguindo o calendário cultural que já tem recurso de um FUNDO não respeitado e sempre alegado pelo gestor que não tem recurso. Como isso? SE EXISTE UM FUNDO, QUE É ORIUNDO DA ARRECADAÇÃO DOS IMPOSTOS QUE O MUNICÍPIO ARRECADA DOS SEUS MUNICÍPES TODOS OS DIAS? Isso dói, ver as festas calendarizadas serem desrespeitadas, não realizadas. Isso é irresponsabilidade, é sacanagem com o povo, com os artistas e com a memória.



Não tenho palavras para escrever mais nada. Queria tanto ser acordado na madrugada do dia dos Santos Reis com os sons das cantigas seculares do Terno de Reis/Bumba-meu-boi, com os tacos de madeiras batidos e pandeiros, passando nas portas das casas e anunciando que o boi morreu. Mas vejo que os nossos políticos estão matando as nossas tradições e os nossos sonhos. E como diz um jovem pensador “Onde não existem atividades culturais, a violência vira espetáculo”.

ENQUANTO GESTÃO PÚBLICA IGNORA TERNO DE REIS SECULAR DE SANTO AMARO DE IPITANGA, VEREADORA DA BASE GOVERNISTA DE LAURO DE FREITAS PRESTIGIA TERNO DE REIS EM CAMAÇARI. UMA DESCONHECEDORA DA NOSSA HISTÓRIA NÃO PODE ESTÁ NO PODER LEGISLATIVO.

Vereadora demonstra o quão não respeita as manifestações tradicionais da cidade de Lauro de Freitas. Tipo de gente que a comunidade deve renegar na eleição que está chegando em outubro de 2016.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.