terça-feira, 25 de setembro de 2012

SECRETARIA DE SAÚDE DE LAURO DE FREITAS ESTÁ OMISSA A UMA PACIENTE COM DIABETES MELLITUS TIPO 1


ATENÇÃO DR. GALVÃO, SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE,
VAMOS FAZER VALER O CARGO QUE OCUPA, ACREDITO QUE
O SENHOR POSSA ATENDER O PLEITO DESSA JOVEM.

Leia com atenção a carta que a jovem Madiane Bomfim enviou para
o blog CATIRIPAPU.


Me chamo Madiane Bomfim, tenho 28 anos e possuo diabetes mellitus tipo 1 (insulino dependente) há 12 anos. Devido a minha doença, eu necessito de 4 aplicações de insulina por dia pelo o resto da minha vida. Esse tratamento é oneroso e doloroso, sem contar os gastos com insumos (agulhas, medidor de glicemia, tiras reagentes e lancetas). A minha dieta também é algo delicado, pois como essa doneça compromete todo o metabolismo do corpo, não posso comer alimentos ricos em carboidratos, açúcares e gorduras. Além disso tenho que manter uma rotina de exercicios físicos regulares, especificamente ressaltado pela nutricionista a prática da musculação para acelerar a queima da glicose no sangue.


Há mais ou menos 5 anos procurei a secretária de saúde do municipio para receber meus medicamentos e insumos por que estava saindo oneroso de mais para minha familia. Esse fornecimento foi negado devido ao fato que era um tratamento de alto custo. Por meio de influência de outras pessoas, especificamente a vereadora Glória fui levada diretamente a presença da prefeita Moema Gramacho onde fiz o pedido pessoalmente a ela e a mesma mandou que eu tratasse disso com um senhor chamado Ápio. Dessa forma foi feita e de lá então começei a receber somente a insulina, sem agulhas, glicosimetro, tiras reagente ou lancetas. 

Passado algum tempo, a secretaria suspendeu o fornecimento da minha insulina sem nenhuma explicação. Eu então procurei a secretaria onde fui recebida por Clovis Reis, farmacêutico responsavel. Ele me informou que a secretaria não iria mais fornecer meu tratamento por se tratar de medicamento de alto custo. Informou que eu teria que continuar o tratamento com as insulinas que são fornecidas pelo programa federal. Assim foi feito.

Hoje meu tratamento com as insulinas comuns que são fornecidas pelo governo federal não esta indo bem. Recentemente fui diagnosticada com lesão hepática e hipercolesterolemia, complicações de uma diabetes desregulada. Devido a isso, minha endocrinologista me receitou outras duas insulinas juntamente com um relatório médico justificando a mudança da minha terapia. De posse disso procurei o senhor Clovis Reis para saber como proceder no pedido dos meus medicamentos. Ele então me respondeu que não seria possivel pois no municipio não havia nenhum paciente em uso de medicamentos de alto custo. Eu então informei a ele que entraria com ação no ministerio publico para conseguir meu tratamento, ele nada respondeu.

Hoje fiz um orçamento do meu tratamento completo e cheguei a um valor que gira em torno de 1.300,00 a 1.500,00/mes. 



Madiane Rosa Santos Bomfim

2 comentários:

  1. Obrigada Duzinho!Tomara que eles tomem vergonha na cara e façam o que devem fazer, trabalhar pelo povo!

    Manoela Bomfim

    ResponderExcluir
  2. Tá na hora de mudar... É Dr. Márcio, é Dr. Márcio! 11 Neles

    ResponderExcluir

O Catiripapu agradece a sua participação.