segunda-feira, 5 de setembro de 2011

ASSOCIAÇÃO DOS GUARDAS MUNICIPAIS DE LAURO DE FREITAS QUESTIONA O ESTADO SOBRE O "CASO PEREIRA"

A AGAT-LF gostaria de remeter esse e-mail para vosso blog, com o intuito de fazer algumas perguntas ao Estado e a sociedade Brasileira sobre o "Caso Pereira".

PRIMEIRO: Para elucidação do caso da adolescente, sequestrada, possivelmente violentada e morta de forma bárbara, quais as investigações que levaram de fato ao GM Pereira? Existem provas concretas que ele estava no local do crime, no dia e horário do fato?

SEGUNDO: embora toda a sociedade brasileira queira saber a verdade e punir o(s) culpado(s), é lícito manter presa uma pessoa, apenas pelo "reconhecimento" duma testemunha menor de idade, envolvida emocionalmente com a vítima, e no intuito e talvez ânsia de ver o culpado preso, este não pode estar enganado? Tipo: inicialmente o retrato falado era de um jovem de cerca de 24 anos, e o mesmo se apresentou como policial(segundo ele), trajando uma farda de operário azul(de acordo notícias) e estava a bordo de um veículo preto(e pelo que é sabido, o do acusado é cinza).

TERCEIRO: no decorrer das investigações e após cumprimento de prisão preventiva, o menor em questão afirma que a farda era de "guarda municipal de Lauro de Freitas"(ou seja, já mudou-se as informações da farda inicial), e aponta como acusado o GM José Pereira(uma pessoa de 44 anos de idade, em relação ao retrato falado inicial: de um jovem);

QUARTO: o suspeito e posteriormente acusado, não foi preso em "flagrante delito", ainda que o crime tenha sido hediondo. O mesmo é funcionário público(sem queixas ou ficha problemática), foi servidor das forças armadas, possui residência fixa, casado, pai de tres filhos e que nada disso parece estar sendo levado em consideração.

QUINTO: o Estado afirma que o exame de DNA não deu resultado esperado, "já que a substância encontrada foi insuficiente". A família afirma com certeza, que o exame de DNA nem chegou a ser feito.

SEXTO: O então acusado foi detido inicialmente saindo do trabalho, sem esbolçar reação aos agentes e conduzido para a delegacia onde foi inicialmente detido em determinação ao mandado de Privão expedido pelo juiz. De lá pra cá o mesmo foi mantido e encaminhado para a Polinter, sendo depois de 30 dias, apresentado a sociedade como o principal suspeito da morte da adolescente em Vila de Abrantes.

SÉTIMO: A Prefeitura de Lauro de Freitas em algum momento disponibilizou apoio jurídico ao acusado ou seus familiares, ou está crendo por antecipação que o mesmo venha ser culpado? Não seria lícito que esse apoio jurídico fosse oferecido até a conclusão ou não do caso? Por um acaso, o GM Pereira não é servidor efetivo do município de Lauro de Freitas?

DIANTE DESSES FATOS RESUMIDOS, VEM AS PERGUNTAS QUE NÃO QUER CALAR:

- O Estado possui outras provas concretas sobre o crime(exame de balística, comprovação de DNA, filmagens do local do crime que mostrem com nitidez o acusado trajando a farda da GM de LF e empunhando a arma, e o carro com a devida placa?)ou apenas está o acusando e afirmando que o mesmo é responsável pelo reconhecimento confuso da testemunha?

- É verdade que a sociedade e especialmente a família, parentes e amigos da vítima querem a verdade e justiça, assim como os familiares, amigos e colegas do acusado o querem... Entretanto o DIREITO nos ensina que todos são "inocentes" até que se prove a culpabilidade de cada um.

Se o Estado apresenta as demais provas citadas acima(ou outras)que comprometam o acusado do crime, ele deve pagar pelo crime, mas, se existem divergências e complicações nas investigações que apontam índicios mais confusos que concretos, o Estado deve rever sua postura, e no mínimo, colocar o acusado em liberdade provisória, para que o mesmo possa provas por A + B a sua inocência, porquanto, o ônus da prova cabe ao acusado, e esse crime não está devidamente esclarecido para sociedade, causando mais dúvidas que certeza.

Pedimos que o CATIRIPAPU divulgue essas perguntas, para que respostas mais concretas venham ser dadas... Ao que parece, existe uma hipótese que o suspeito possa ser acusado, assim como possa ser inocente. Se o Estado possui provas concretas, que exponha para a sociedade, caso contrário, deve rever o caso e soltar o acusado.

Atenciosamente: AGAT-LF

25 comentários:

  1. Muito bem formulada a matéria pela associação. Cabe ao Estado agora mostrar as demais evidências, comprovando-as, ou então rever o caso e colocar o acusado em liberdade, pelo menos para responder. Parabéns AGAT-LF

    ResponderExcluir
  2. É muito triste ver um pai de família trabalhador, e um amigo como Pereira numa situação humilhante e vexatória como essa. E o pior, acusado pela justiça, denunciado pelo Ministério Público baseado apenas na acusação de um garoto de 17 anos, que desde o início, fez mais confusão do que realmente ajudou.
    Só quem conhece Pereira sabe quem ele é e como ele é. Uma pessoa tranquila, dócil, dedicada a família e leal aos amigos. O que estamos vendo é um grande pesadelo, assim como tb vive um pesadelo pior a família da garotinha vítima desse brutal crime. Entretanto, os criminosos estão a essa hora soltos e rindo da cara de Pereira e do Estado, pois esse caso realmente está indo pelo ralo. Irmão Pereira, espero que sua inocência seja provada e vc possa voltar ao seio da sua família e reparado pelo que está passando.

    ResponderExcluir
  3. A justiça deve ser feita.
    Se esse rpz realmente for inocente, não é culpando-o sem investigá-lo profundamente que a família da menina ficará satisfeita, ou então, ela n vai ter sua vida trazida de volta.
    A verdade(se existe) deve vir a tona, comprovando realmente que o GM é culpado, se ela não existe, ele deve ser solto imediatamente. Kd o nosso país democrático de direito, voltamos ao tempo da ditadura militar?

    ResponderExcluir
  4. Pois é! fica a pergunta e se o GM-Pereira fosse Contratado da Prefeitura será que já ñ teria acompanhamento Júridico???? Porque!! Até quando nossa Ilustre gestora municipal irá tratar seus agentes como "Lixo". Parabéns Irmãos GM'S por darem apoio ao Guerreiro que encontra-se recluso injustamente.

    ResponderExcluir
  5. Justiça é sega pra ricos, e de boa visão pra pobres.5 de setembro de 2011 às 18:47

    AGAT, as provas que a polícia apresentou como provas para pedir uma prisão preventiva, elas são poucas para que o estado através Ministério Público de Camaçarí, solicitasse do Juiz, a prisão do GM. Ela só foi acatada porque o mesmo é pobre e funcionário público, porque se fosse um filho de um abastarde de dinheiro e poder, certamente a prisão não seria decretada, isso vocês podem ter certesa. Se este guarda fosse um policial militar, também estaria preso, pois como existe políciais bandidos, tem muitos também que já foram presos injustamente só por um falço testemunho. Veja o mau exemplo que deu nossa presidente Dilma que saio em defesa dos bandidos políticos presos pela Polícia Federal em Brasília,todos ocupando altos cargos do primeiro e segundo escalão do Ministério do Turismo? Repare se alguém se preocupa quando um preso pobre é algemado e exposto nos programas sençacionalistas pelo país a fora? Pelo contrário, as pessoas dão risadas dos presos exposto ao rídiculo, agora quando é um dos picaretas de Brasília ou algum empesário picareta, os seus colegas, saem em sua defesa assim como fez Dilma. Pimenta no Furico do pobre, é refresco, no deles arde.

    ResponderExcluir
  6. Finalmente Lauranja encontrou a tão sonhada têta e esta se deleitando, ou seja, mamando na vaquinha.5 de setembro de 2011 às 20:51

    Mudando de P. para C. Duzinho, sua concorrente Laubisgoia, e seu blog, está fora do ar desde sexta feira. também com a boquinha que Lauranja arranjou na prefeitura, com certesa a ordem de retirar o blog do ar, não foi da justiça e sim de Moema Timóteo da URBE de Brogodó.

    ResponderExcluir
  7. Com certeza se fosse um agente CT do município, certamente a prefeita, seu vice ou seus secretários estariam correndo atrás, mas nós concursados somos odiados, daí eles entregam a gente ao diabo esquecendo que existe um Deus que zela por cada um.
    Se Pereira for inocente como parece, com certeza vai sair de la

    ResponderExcluir
  8. Se o cara é culpado, mostrem as provas, se não é, solte-o! O direito com certeza não trabalha com dúvidas, ou é ou não é.

    ResponderExcluir
  9. Pelo que sei a Prefeitura possui cerca de 14 procuradores a disposição da PMLF. Pq n disponibilizar "1" para ir ver o que ocorre? Essa é a humanidade e solidariedade com um funcionário?
    Parece até que a galera desse município quer que o cara seja acusado realmente, ainda que ele possa ser inocente.

    ResponderExcluir
  10. O pior de tudo, é q poderia ser com cada um de nós, guardas ou não, imagina se esse rapazinho aponta o dedinho pra meia dúzia dizendo q são os comparsas, já pensou?

    ResponderExcluir
  11. Tb tenho uma filha de 16 anos e me coloco no lugar da família dessa moça. Queria ver a justiça sim, mas n diante de tantas asneiras como essa.
    De q adianta prender uma pessoa assim enquanto o verdadeiro assassino pode estar a solta?

    ResponderExcluir
  12. Ifelizmente mais um inocente, que sofre na mão da então "competente" policia, que nem ao menos se deu o trabalho de interrogar pessoas que no momento afirmam estar com ele, é triste ver que qualquer um de nós possa vir a passar o que o colega Pereira estar passando por um simples reconhecimento cheio de contradições que só quem está fora está enxergando, e vendo o sofrimento do colega e seus familiares!!! Parabéns AGAT. ( Pelo menos alguem tinha que lembrar que Pereira é SERVIDOR PUBLICO MUNICIPAL DE LAURON DE FREITAS.)

    ResponderExcluir
  13. Esse é um caso que está criando uma polêmica agora nacional. Será que o guarda é mesmo culpado ou está sendo um bode expiatório da situação? Ele faria td sozinho? Bela explanação da associação.

    ResponderExcluir
  14. Alguém já pensou que o namorado da vítima esteja sendo ameaçado por alguém para indicar o guarda como culpado? Como do nada a polícia chegou no guarda? Tem coisas q n estão mesmo batendo

    ResponderExcluir
  15. pra quem acompanha noticiário, ainda não vi a família da vítima se pronunciar contra o acusado, como se eles tb tivesses duvidas a respeito.

    ResponderExcluir
  16. Meus amigos... Certo ou errado, reclamar não ajuda. Deve, sim, ser DENUNCIADO em alto e bom som... para que fique registrado a indignação da categoria e da sociedade.

    Mas só isso não basta...
    A Categoria, as associações e sindicatos devem se mobilizar, se cotizar e contratar um bom profissional para dar assistência do acusado.

    Somos inocentes até que se prove o contrário...
    Mas temos que trabalhar pra provar inocência...
    Mesmo que seja culpado...
    Todos tem direito à assistência jurídica de qualidade.
    A UNIÃO FAZ A FORÇA...
    A FORÇA DA UNIÃO IMPÕE RESPEITO...
    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  17. gostariamos de saber porque se prende e se mantem preso alguem que é apenas suspeito por um crime que dados as faltas de prova e todas as contradiçoes do caso se encontra a mais de 40 dias preso sendo esse suspeito um funcionario publico de residencia fixa e sem antecedentes

    ResponderExcluir
  18. É GENTE, GUARDA MUNICIPAL PELO QUE SOFRE AQUI NESTE MUNICIPIO,SÃO AZARADOS E ABANDONADOS,PRICIPALMENTE SE FOR CONCURSADO ENTÃO... HOJE NO JORNAL SAIU UM POLICIAL CIVIL DE PORTÃO ENVOLVIDO EM FALCATRUAS,VEM A PERGUNTA,SERÁ QUE ELES SABIAM QUE TINHA UM TRAMBIQUEIRO NO MEIO DELES?

    ResponderExcluir
  19. AZARADOS SIM, ABANDONADOS TALVEZ PELA GESTÃO, MAS DESUNIDOS NÃO. A ASSOCIAÇÃO DEU UM PASSO IMPORTANTE DIVULGANDO ESSA NOTA AQUI, MAS ELA NÃO PODE FAZER AS COISAS SOZINHA, ISOLADA. QUE ISSO SIRVA DE EXEMPLO E MOTIVAÇÃO PARA TODOS QUE ACREDITAM NO RAPAZ E QUEREM A VERDADE NUA E CRUA.
    COMO DR. OSMAR DISSE ACIMA, É PRECISO "TRABALHAR" PARA PROVAR INOCÊNCIA, E NÃO SEI SE A POLÍCIA OU A PROMOTORIA VAI FAZER ISSO PARA DESCARTAR A HIPÓTESE DE PARTICIPAÇÃO DO RAPAZ, VISTO QUE JÁ FOI INDICIADO POR ELES... CABE A FAMÍLIA PROCURAR UM BOM PROFISSIONAL PARA DEFENDÊ-LO, E NA FALTA DE DINHEIRO(QUE COM CERTEZA DEVE TER), PROCURAR ENTIDADES SINDICAIS PARA DEFENDÊ-LO.

    ResponderExcluir
  20. Por que será que o Dr. delegado do caso não fala mais do assunto? Já deu por encerrado ou percebeu que existem indícios que apontem para a inocência do GM? Pelo menos aq em Lauro de Freitas estamos de olho JUSTIÇA, não pensem que vai terminar assim, todo mundo caladinho achando q ta tudo bem, sendo suas verdades absolutas(levando em consideração a falta de provas exceto a acusação do menor namorado da vítima).
    Investiguem para achar os verdadeiros culpados, pq esse cidadão de bem que está sendo acusado dessa forma não será "o bode expiatório" que vai pagar no lugar de vagabundo.

    ResponderExcluir
  21. Justiça cega mas que as vezes encherga um pobre no escuro.7 de setembro de 2011 às 12:54

    Acho que o amigo acima já deu a dica do que os companheiros de farda do acusado, devem fazer. Protesto em frente ao Forum Criminal de Camaçarí. Já que a prefeitura não quer se envolver no caso por se tratar de um simples funcionário. Certamente se fosse um secretário ou mesmo a prefeita acusada de algum crime, até mesmo por improbidade administrativa, certamente teriam toda procuradoria a sua disposição. Vamos lá pessoal, se vocês acreditam na inocência do colega de vocês, vão a luta, porque já está mais do que provado que a justiça e a polícia, comete muitos equívocos, para não dizer, erros grosseiros que já levou muita gente a prisão e até a serem condenados inocentementes.

    ResponderExcluir
  22. Creio que a Justiça só venha de Deus, pois se depender desta PMLF estamos todos já condenados e se o mesmo em questão estivesse envolvido com políticos influentes da cidade com certeza já estava solto. Pois o que realmente rege em Lauro de Freitas é quantos votos você têm a oferecer e não a justiça...

    ResponderExcluir
  23. Quando a polícia se torna "tão eficiente assim", a qual chega até a desprezar as provas necessárias para elucidação dos fatos, chego a acreditar que tem "peixe grande" envolvido e sendo encoberto pelo poder da corrupção e falta de profissionalismo de determinadas pessoas quer sejam policiais, promotores e/ou juízes.
    A podridão esta a solta neste país sem lei onde os poderosos inescrupulosos criam as suas próprias regras.
    Lembremos das últimas penas de morte aplicadas no Brasil, somente após a execução é que se descobriu que os acusados eram inocentes, GRANDE E IMPERIOSA JUSTIÇA SE FEZ. Pergunta: - Para quem, para que e por quem?

    ResponderExcluir
  24. Meus caros acho que é necessario uma representação de bojo para o caso pereira, pois já denuciamos varias coisas aos veículos de imprensa e siceramente não vi nenhum resultado.Então vamos parar de perder tempo e contratar um criminalista experinte e garanto,que essa prisão será relaxada de imediato.Ou durmiremos com a culpa de não termos feito nada.

    ResponderExcluir
  25. Já estamos correndo atrás de soltar o colega, pois o Estado não está convencendo ninguém sobre esse caso e sua culpabilidade. Temos certeza que a justiça será feita.

    ResponderExcluir

O Catiripapu agradece a sua participação.