terça-feira, 2 de maio de 2017

Trump avalia criar regra para dividir grandes bancos de Wall Street



O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, antecipou nesta segunda-feira (1º) que está estudando desmontar os grandes bancos de Wall Street, com o retorno a um sistema que separe as operações dos bancos de investimento e dos bancos comerciais.

"Estou olhando para isso agora mesmo. Há algumas pessoas que querem voltar ao velho sistema, verdade? Portanto vamos olhar para isso", disse Trump em uma entrevista à TV Bloomberg.

Durante a campanha eleitorial, Trump falou que poderia fazer uma atualização para "o século XXI" da lei Glass-Steagall de 1933, que exigia a separação das atividades de investimento a respeito dos empréstimos aos consumidores.

A lei foi revogada em 1999 durante a presidência de Bill Clinton, que defendeu um alívio na regulação financeira. Alguns analistas atribuem parte da culpa da crise de 2008 com a explosão da bolha financeira respaldada por ativos tóxicos hipotecários a esse afrouxo na regulação.

Trump não ofereceu mais detalhes sobre quais seriam os próximos passos a seguir nesta atualização da lei Glass-Steagall.

Contradição

A proposta de Trump contrasta com sua insistência na necessidade de reverter grande parte das normas de fortalecimento de supervisão financeira impulsionada por seu predecessor no cargo, Barack Obama, sob o argumento de que afogam o fluxo do crédito a lares e empresas.

As declarações de Trump impactou o mercado financeiro. Grandes entidades financeiras como Citigroup e Bank of America tiveram queda no preço de suas ações imediatamente após as declarações de Trump, embora posteriormente tenham se recuperado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.