terça-feira, 2 de maio de 2017

Prefeitura de Salvador entrega 230 unidades habitacionais em São Marcos




Quase 13 anos após o início das obras, os moradores da comunidade da Baixa Fria, no bairro de São Marcos, mal acreditavam que estavam recebendo as chaves das 230 unidades habitacionais construídas pela Prefeitura no local. E foi com muita festa e sentimento de gratidão que a cerimônia de entrega do Conjunto Baixa Fria foi realizada nesta segunda-feira (2), com as presenças do prefeito ACM Neto e do vice, Bruno Reis, acompanhados do secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Almir Melo, demais gestores municipais, autoridades e a população. A ação faz parte da programação pelo aniversário de 468 anos de Salvador.

“Consideramos essa uma das maiores novelas em termos de obras realizadas pela Prefeitura. Foi feita uma listagem de entraves do andamento da construção e os problemas eram tantos que, talvez, um outro governo tivesse desistido. No entanto, foi feito todo um esforço e dedicação para que o conjunto fosse entregue a quem mais precisa”, pontuou o prefeito.

No discurso, ACM Neto salientou ainda que a Prefeitura permanecerá no local até que todos os moradores estejam instalados nas novas residências. Ele informou também que já há um projeto em desenvolvimento para a construção de mais 128 unidades habitacionais, que contemplará os demais moradores que ainda vivem em condições precárias no local.

Mudança de vida - Os apartamentos foram construídos pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), com recursos provenientes dos ministérios das Cidades e do Planejamento. Iniciada em 2004, a obra custou aproximadamente R$20 milhões, sendo que a Prefeitura arcou com cerca de R$3 milhões para que fosse concluída. Antes da intervenção, as famílias viviam em construções subumanas, muitas vezes de madeira e plástico, localizadas ao lado do novo condomínio.

Uma das pessoas que viviam nessa situação e que passará a ter uma vida melhor dentro da nova residência é a dona de casa Cristiane Ribeiro, de 40 anos, que recebeu as chaves das mãos do prefeito. “Era muito ruim aqui, tinha rato, cobra, esgoto, quase não saía mais de casa. Agora vai ser tudo de bom, morar em um apartamento novo, estou muito feliz”, relatou. O marido Sidney Alves, 33 anos, completa: “Agora só falta conseguir um emprego para a felicidade ficar completa”, salientou o garçom, que está desempregado.

Além das residências, a Prefeitura requalificou todo o entorno do condomínio. As melhorias contemplaram a construção de nova rede de drenagem, implantação de arborização e calçamento das ruas, além da rede de abastecimento de água e esgotamento sanitário, estação de tratamento de esgoto, urbanização com criação de passeio, meio-fio, estabilização de taludes e instalação de rede de energia elétrica.

Mais ações - Além das 230 unidades habitacionais da Baixa Fria, a Prefeitura já entregou 10 residências na Ladeira do Cacau, em São Caetano, e deverá construir mais 80 casas, desta vez para moradores da comunidade do Barro Branco. Desde o início da gestão, 30 mil títulos de propriedade foram entregues em 73 localidades na capital baiana, por meio do programa Casa Legal. Neste período, a Prefeitura implantou ainda o maior programa de requalificação de residências da história de Salvador, tendo concluída a reforma de quase 13 mil unidades habitacionais em 45 bairros, por meio do Morar Melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.