sexta-feira, 19 de maio de 2017

Advogados da Casa Branca começaram a estudar como defender Trump de impeachment, diz CNN


Os advogados da Casa Branca começaram a pesquisar procedimentos de impeachment para se preparar para o que os esses funcionários acreditam ainda ser uma remota possibilidade: a de que o presidente Donald Trump tenha de se defender de tentativas de removê-lo do cargo, disseram à rede americana CNN duas fontes que estão a par dessas discussões internas.

Os advogados de Trump acreditam que o presidente tem o apoio dos aliados republicanos no Congresso e que, por isso, o impeachment, no momento, não é uma possbilidade sobre a mesa, de acordo com fontes informadas sobre as discussões jurídicas na Casa Branca. Ainda assim, eles consultaram especialistas em impeachment durante a semana passada e começaram a coletar informações sobre como um procedimento como esse funcionaria, disse uma fonte à CNN.

A Casa Branca não comentou. Os adversários de Trump sinalizam cada vez mais a intenção de abrir um processo de impeachment no Congresso para tirá-lo do cargo, baseado nas suspeitas de que o presidente teria tentado obstruir a Justiça.

A imprensa americana noticiou que Trump pediu em fevereiro ao então diretor do FBI, James Comey, para encerrar a investigação sobre a ligação de Michael Flynn, ex-assessor de Segurança Nacional, com a Rússia.

A Casa Branca negou a informação, que se baseia em um memorando que Comey escreveu sobre a reunião em que o pedido teria sido feito. Ele foi demitido por Trump na semana passada.


A oposição não tardou em cogitar publicamente a possibilidade de abrir um processo contra Trump, que protagonizou outra polêmica nesta semana, quando foi divulgado pela imprensa que ele tinha compartilhado informações confidenciais sobre o grupo extremista autodenominado Estado Islâmico (EI) com as autoridades russas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.