domingo, 23 de abril de 2017

Talibã mata mais de cem soldados no Afeganistão, confirmam autoridades


Autoridades do Afeganistão confirmaram, neste sábado (22), as mortes de mais de cem soldados num ataque do grupo Talibã. Foi numa base militar, na tarde de sexta-feira (21).

Seis homens da milícia talibã entraram na base disfarçados com uniformes do exército afegão. Eles tiveram o apoio de cinco militantes infiltrados. O ataque pegou desprevenidos os soldados que saiam de uma mesquita após as orações de sexta-feira à tarde, ou que jantavam no refeitório.

Inicialmente as autoridades afegãs tentaram minimizar o ataque. Informaram apenas 11 mortos. Neste sábado (22), sob pressão da imprensa local e internacional, acabaram confirmando o maior número de baixas num só ataque ao exército afegão desde que começou a guerra no país em 2002: 140 mortos e 60 feridos.

A base fica na cidade de Mazar-i-Sharif, capital da província de Balkh. Foi a primeira cidade tomada do Talibã pelos americanos no início da guerra, e está na área supostamente controlada pelo governo afegão.

O ataque surpresa aconteceu antes do início da ofensiva de primavera que o Talibã realiza todos os anos contra as forças do governo.

A milícia já controla metade do território do Afeganistão e ameaça doze capitais provinciais.

O comandante americano, general John Nicholson, pediu que o governo Trump envie mais milhares de homens para reforçar a segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.