segunda-feira, 24 de abril de 2017

Sem apoio da prefeitura 19ª edição da Paixão de Cristo é realizada com sucesso em Lauro de Freitas

Sem apoio do Fundo Municipal de Cultura, evento calendarizado foi apresentado na Praça da Matriz

O cantor e ator Zezinho Peixoto encarnou Jesus Cristo na espetáculo Paixão de Cristo de Lauro de Freitas 2017

O mais tradicional espetáculo teatral de Lauro de Freitas e um dos mais importantes do estado da Bahia, a “Paixão de Cristo”, encenado há 19 anos, mas por falta de patrocínio teve apresentação única na Praça da Matriz na noite da última sexta-feira (21). A praça esteve lotada pela comunidade e visitantes que foram estimulados pela produção a trazerem uma cadeira para assistirem a Vida, Morte e Ressurreição de Cristo. Que pela primeira vez desde 1999, a peça não teve apoio do poder público, deixando a comunidade sem o conforto das arquibancadas cobertas e de toda estrutura digna para esta produção.

Com a falta de patrocínio foi inviabilizado a realização do espetáculo na sua íntegra, que acabou sofrendo alguns cortes no roteiro, no espaço cênico, nos cenários e adereços que foram exíguos. Enfim, tudo muito modesto, porém a qualidade dos atores e das cenas continuaram com todo glamour, levando a fiel plateia ao delírio e a emoção.

Com todas as dificuldades encontradas, fez o produtor e diretor Duzinho Nery a recorrer a alguns amigos e parceiros, que possibilitaram uma mínima condição para que o espetáculo fosse apresentado de forma singela e simples. “Perdemos o apoio, mas não perdemos a nossa dignidade e coragem de realizar o tradicional espetáculo, que emociona e atrai milhares de pessoas para nossa cidade. Graças a Deus, existem pessoas sensíveis que acreditam no nosso trabalho e a estas pessoas que somos gratas. Foram os seus apoios que possibilitaram a realização da 19ª edição”. Disse Nery agradecido.

Redes Sociais

Nas redes sociais foram publicadas pelos participantes e pela comunidade dezenas de postagens referentes ao sucesso do espetáculo e a indignação pela falta de apoio e dificuldades encontradas. “Não adiantou mentiras, trapaças e todo tipo de baixezas... Apresentamos nosso espetáculo com todo amor, dignidade e dedicação com que sempre fizemos... E nosso público compareceu em massa para nos prestigiar, mesmo com o tempo chuvoso, mesmo sem ter onde sentar, muitos assistiram em pé do início ao fim sem se cansar ou reclamar...”. Escreveu a atriz e fonoaudióloga Sheila Dias, que atua no espetáculo desde a primeira edição.

Reza-se que até a Secretaria de Cultura e Turismo de Lauro de Freitas, na pessoa do Secretário Manuel Carlos dos Santos (Carlucho), solicitou que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Santa Catarina de Sena, que realiza a via crucis na quadra de esportes da paróquia, fizesse uma reapresentação extra, coincidentemente no mesmo dia e horário da apresentação do principal espetáculo de teatro ao ar livre da Bahia, não respeitando a história e a tradição, e ainda de forma truculenta, teve uma atitude somítica. Isso tudo está comprovado, pois a peça da Paróquia de Itinga nunca foi apresentada extemporaneamente (fora da época) saindo da liturgia da igreja Católica. Sempre apresentada na Sexta-Feira Santa e no Domingo de Páscoa. 

Pessoas ligadas a produção da peça de Itinga contou que a Secult solicitou que fosse realizada uma apresentação extra. Coincidentemente no mesmo dia e horário da apresentação do espetáculo promovido pela Sociedade Cultural Távola, divulgado com antecedência nas redes sociais, que faria apresentação única no dia 21 de abril, às 19h, na Praça da Matriz de Lauro de Freitas. Mas para surpresa de todos, a Paróquia de Itinga e o Associação Tupã, acataram a proposta anunciando a reapresentação no domingo (blef!). Mesmo sabendo que têm artistas que participam das duas produções. “Achei esta atitude muito pequena e mesquinha da Paróquia de Itinga e da Associação Tupã. Ainda ver “amigos” aceitando estas manipulações é inadmissível. Eles tinham a opção de se apresentarem no sábado (22) ou no domingo (23), mas claramente houve uma provocação. Fiquei magoado porque pessoas que se dizem serem artistas e amigas, foram induzidas. E o que mais me indigna, que ambos os espetáculos mostram a vida de Cristo. Para que isso?”. Questiona Nery.

Contudo, voltando a relatar sobre a apresentação, que teve o tempo chuvoso durante o dia, mas ao anoitecer o tempo se normalizou, garantindo a presença em massa do público, que prestigiou o espetáculo que leva o nome de Lauro de Freitas para a Bahia. Além de ocupar todas as 300 cadeiras disponibilizadas pela produção, as pessoas atenderam o anúncio e trouxeram as suas cadeiras, para assistirem o espetáculo com maior comodidade e os que não trouxeram, ficaram de pé em torno de toda praça.

Sobretudo, mesmo com todas as dificuldades com a falta de apoio, com a ingerência e incompetência do gestor da Secretaria Municipal de Cultura, a 19ª edição da Paixão de Cristo de Lauro de Freitas foi de muito sucesso. Como disse o músico e jornalista Márcio Wesley em uma postagem nas redes sociais: “Uma vergonha saber que a Cultura ainda é gerida por políticos de carreira e não por gestores culturais de verdade”.

Algumas autoridades públicas e empresários que apoiaram vieram assistir o espetáculo, como as vereadoras Mirian Martinez, Luciana Tavares, Débora Regis e os empresários Mateus Reis e Teobaldo Costa (Atakadão Atakarejo).

O blog Catiripapu parabeniza a todos os artistas envolvidos no espetáculo, que fizeram uma belíssima apresentação.

Jesus: ZEZINHO PEIXOTO
Maria de Nazaré: CISSA BRITO
Pilatos: DUZINHO NERY
Caifáz: JÚLIO CÉSAR MELLO
Pecadora Pública: ALESSANDRA (CHAVEIRINHO)
Fariseus: ALAN NERY, RUAN ALMEIDA, SHEILA DIAS
Sacerdotisas: ELIZ MORENO, JOELMA LUZ, LILA LUZ, RUTH MARINHO
Judas: GUSTAVO BUSSON
Demônio: ALAN NERY
Apóstolos: LUCAS LINS, GUSTAVO BUSSON, BIGO ZIRIG, GABRIEL PORTO, DANILO RIBEIRO, LUCAS FERREIRA, PIRIKITO DE DEUS, GILMAR SANTOS, JARBAS LIMA,
Claudia Esposa de Pilatos: ALINE OLIVEIRA
Centuriões: PAULO PORTO, ANTONIO JOSÉ
Cenários: RAFAEL GUIMARÃES, JUNIOR MELO, BIANCA OLIVEIRA
Coreografias: DEIVISSON ANTUNES

Em 2018, a Paixão de Cristo de Lauro de Freitas completa 20 anos de existência e a produção garante uma comemoração do tamanho do espetáculo. Aguardem!

#APAIXÃODECRISTOQUEVOCÊRESPEITA
#20ANOSEM2018PAIXÃODECRISTODELAURODEFREITAS

Redação Catiripapu
Fotos: GBSouza































Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.