terça-feira, 17 de maio de 2016

Sesab entrega 15 novos leitos na Maternidade Tsylla Balbino


A Maternidade Tsylla Balbino, localizada na Baixa de Quintas, em Salvador, ganhou 15 novos leitos nesta segunda-feira (16). Os dez leitos da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin) e cinco da Ucin Canguru foram entregues pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, e pela titular da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), Olívia Santana. Com o investimento de R$ 1,5 milhão em obras e equipamentos, a Secretaria da Saúde do Estado da (Sesab) segue qualificando e ampliando a rede de assistência materno-infantil.


Segundo o secretário, em 2015, somente na rede própria do Estado, mais de 40 leitos foram abertos em maternidades. Em 2016, o Governo entregou 43 novos leitos no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), sendo 20 de UTI Neonatal e 23 de cuidados semi-intensivos pediátricos. “Nosso compromisso é descentralizar a assistência, ampliar o número de leitos e melhorar a qualidade do atendimento”, disse Vilas-Boas. Ele informou que, neste ano, estão previstos “mais de R$ 60 milhões na requalificação de 25 maternidades [no] estado e do Hospital da Mulher com 137 leitos”.



Realizando, em média, 900 atendimentos e 300 partos por mês, a Maternidade Tsylla Balbino oferece serviço de pré-natal completo, incluindo consultas com médico obstetra, enfermeiro, nutricionista, assistente social e fisioterapeuta. A unidade disponibiza também atendimento a gestantes em psicologia e odontologia preventiva.Na opinião da diretora da unidade, Rita Calfa, além dos benefícios práticos das melhorias para a população, há um caráter simbólico. “O mês de maio é especial, pois se comemora o Dia das Mães e dos profissionais de enfermagem e assistentes sociais, que tanto se dedicam e contribuem para a construção e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Cadastro nacional



Conforme o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), até abril de 2016, em toda a Bahia existiam 318 leitos de UTI Neonatal, dos quais 208 exclusivamente do Sistema Único de Saúde. A Bahia dispõe de 132 leitos de UTI pediátrica, sendo 104 públicos. No segmento materno-infantil, o Estado vem assumindo a assistência integral ao parto no município de Salvador, ainda que seja de sua responsabilidade apenas os casos de alto risco. Quanto aos municípios do interior, mesmo aqueles com menos de 20 mil habitantes possui maternidade. A exemplo da Tsylla Balbino, a rede estadual de saúde oferece atendimento materno-infantil no Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba), nas maternidades Albert Sabin e José Maria de Magalhães, e nos hospitais João Batista Caribé e Roberto Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.