quinta-feira, 5 de setembro de 2013

BASE COMUNITÁRIA DE SEGURANÇA DE ITINGA COMEMORA UM ANO DE IMPLANTAÇÃO

 
A Base Comunitária de Segurança (BCS) do bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, comemorou um ano de funcionamento, na manhã desta quarta-feira (4). A cerimônia foi marcada por homenagens, apresentações de Capoeira, Taekwondo, Muay Thai, além da Banda de Música Maestro Wanderley, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar da Bahia, e prestação de serviços à comunidade.
O comandante geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel Alfredo Braga de Castro, apresentou resultados alcançados pela Base no período, para demonstrar sua importância para a comunidade. “A Base Comunitária de Itinga é uma referência de sucesso, em decorrência da redução de 79,3% no número de crimes violentos letais e intencionais (CVLI) na sua área de atuação, dentro das ações do Programa Pacto Pela Vida, que visa reduzir os índices de violência contra a pessoa”, destacou Castro.
Presente no evento, o vice-prefeito de Lauro de Freitas, Bebel Carvalho, ressaltou a importância da parceria entre a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) e a Polícia Militar. “A Prefeitura tem se empenhado, através de parcerias, para que a redução dos crimes de violência continue acontecendo em nosso município”, afirmou Bebel.
O secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Maurício Barbosa, parabenizou os policiais pelo trabalho que vem sendo desenvolvido na comunidade e, também, o apoio da PMLF. “A parceria com o poder municipal, que vem acompanhando os trabalhos da polícia e também a receptividade da comunidade, é importante para a obtenção dos resultados alcançados”, concluiu Barbosa.
De acordo com o comandante da Base de Itinga, Tenente Marcos Carrilho, além dos serviços de segurança e proteção ao cidadão, são disponibilizadas também aulas de Capoeira, Taekwondo, Muay Thai, Xadrez e Informática para crianças e adolescentes da comunidade. Atualmente, a BCS conta com 120 policiais, quatro viaturas e duas motocicletas.
Moradora há mais de 22 anos da comunidade, Cleide Cardoso destaca que, com a implantação da Base, os assaltos foram bastante reduzidos. “Hoje, com a presença dos policiais, estamos mais seguros e podemos sair tranquilamente pelas ruas. A Base é uma mão amiga da nossa comunidade”, conclui Cleide.
Durante o evento, as crianças passearam na moto CB 500 com carrinho acoplado do Esquadrão de Motociclistas Águia e brincaram no pula-pula, piscina de bolinhas, cama elástica e assistiram à exibição de cinema do projeto Dias de Lazer, da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel).  
Foram oferecidos para a comunidade os serviços de vacinação, teste de glicemia, aferição de pressão e atividades educativas sobre odontologia realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesa). Também na oportunidade, a Secretaria de Assistência Social, Igualdade Racial e Cidadania (Semasci) montou um balcão de informações para esclarecimentos dos serviços sociais, como Minha Casa Minha Vida, Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado (Creas).
Participaram também do evento o chefe de Gabinete da Prefeitura, Edmilson dos Santos; o coordenador executivo do Gabinete, Yuri Carvalho; os secretários de Governo (Segov), Márcio Leão; da Setrel, José Bomfim; e de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop), Moyses Mustar; as secretárias de Juventude (Seju), Juliana Guimarães, e da Semasci, Josy Cruz; o gestor do Gabinete de Gestão Integrada (GGIM), Daniel Brito, e a sociedade civil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.