quinta-feira, 19 de setembro de 2013

19 DE SETEMBRO: DIA DO TEATRO ACESSÍVEL!!!

Nesta quinta-feira, 19 de setembro, será comemorado pela primeira vez no Brasil o dia temático Teatro Acessível. Arte, Prazer e Direito, com o lançamento de uma campanha midiática sobre acessibilidade nas Artes Cênicas. A cerimônia será realizada às 19h, no Teatro Ipanema (RJ), e contará com a presença da ministra da Cultura, Marta Suplicy, e da secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg.
A acessibilidade é um conceito e um direito da população, considerado prioridade para a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC), que incorporou a campanha Teatro Acessível. Arte Prazer e Direitos, criada em 2011, pela ONG Escola de Gente, como conteúdo das políticas públicas que regem o ministério e o Sistema Nacional de Cultura (SNC). A campanha foi aprovada em maio deste ano, pelo Congresso Nacional, que instituiu o Dia Temático do Teatro Acessível. Arte, Prazer e Direito.
No dia do lançamento será exibido o musical Um Amigo Diferente?, símbolo da campanha por ser o primeiro espetáculo para crianças e jovens no país a utilizar todos os recursos de acessibilidade previstos em lei. Serão dois dias de espetáculo gratuito, promovido pela Escola de Gente em comemoração à data.
A primeira apresentação, aberta ao público, a gestores governamentais da área cultural, convidados e a parceiros da campanha, tais como o deputado federal Jean Wyllys. A segunda será no dia 20 de setembro, às 16h, para estudantes de escolas públicas.
Parceiros
A campanha tem apoio da TV Globo, que irá veicular o filme de divulgação sobre o teatro acessível, com a participação dos atores Thiago Abravanel, Diogo Vilela e a atriz Bel Kutner.
Com ativa participação da Fundação Nacional de Artes (Funarte), a campanha conta ainda com as parcerias da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, do Ministério Público, meios de comunicação, empresas privadas, movimentos sociais, a classe artística e de redes que atuam na área de acessibilidade física e comunicação.
Veja aqui todas as formas de acessibilidade disponíveis para portadores de deficiência.
 
Serviço:
Teatro Ipanema - (Rua Prudente de Moraes, 824 – Ipanema, Rio de Janeiro/RJ)
(Texto: Patrícia Saldanha, SCDC/MinC)
(Foto na home e interna: Elisabete Alves - Peça Um Amigo Diferente?, encenada em Brasília, maio/2013)
(Publicado por Ascom/MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.