quinta-feira, 15 de agosto de 2013

TRÁFICO DE PESSOAS É TEMA DE OFICINA REALIZADA PELA PREFEITURA DE LAURO

 
Servidores municipais e representantes da sociedade civil de Lauro de Freitas participaram da Oficina sobre Tráfico de Pessoas, nesta terça-feira (13), na Unime. A ação realizada pela Prefeitura, por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), em parceria com o Programa Conjunto da Organização das Nações Unidas (ONU), tem como objetivo capacitar Promotoras Legais Populares (PLPs) na prevenção do tráfico de pessoas.
De acordo com o titular do GGIM, Daniel Brito, a capacitação tem o apoio da Organização Internacional de Trabalho (OIT) e visa à criação de agentes multiplicadores para o enfrentamento destas diversas espécies de violência.
A consultora da OIT, Elisiane Pasini, utilizou uma metodologia de forma clara e participativa para explicar sobre o tema, através de letras de música, pintura e filme. Apresentou também um manual com artigos, leis e informações importantes sobre o tráfico de pessoas, escrito pela própria consultora.
Para a representante da Associação de Mulheres Amiga de Itinga (AMMIGA), Sandra Regina, participar deste encontro é muito relevante. “Procuro sempre aprimorar os conhecimentos sobre assuntos ligados à mulher e esse tema é importante para saber os mecanismos utilizados e como está sendo tratado este assunto”, concluiu.
A secretária de Políticas para Mulheres (SPM), Simone Medeiros, destacou a importância da oficina para o Centro de Referência Lélia Gonzalez. “Esta oficina é um laboratório, onde os técnicos estão sendo capacitados para atender cada vez melhor as mulheres assistidas pelo Centro”, afirma Simone.
Atualmente, o Centro de Referência Lélia Gonzalez (CRLG) presta atendimento às mulheres em situação de violência, com acompanhamento psicológico e social, e orientação jurídica. O CRLG funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h, exceto às terças-feiras, quando o atendimento é prestado apenas das 13h às 17h.
A oficina também contou com a participação do advogado e coordenador do curso de Direito da Unime, Luiz Madeira, e com a presença de representantes dos órgãos municipais e sociedade civil. 
O GGIM é um órgão municipal criado pelo Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública, que tem como missão a plena execução do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), reduzindo a violência social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.