segunda-feira, 26 de agosto de 2013

TENDÊNCIA NACIONAL: CULTURA SEPARADO DE TURISMO, ESSE É O CAMINHO PARA LAURO DE FREITAS

Segmento cultural repudia fusão de pasta com Turismo em Cuiabá


“A fusão das secretarias, além de estúpida e escapista, em vez de fortalecer pode desmobilizar o setor”.
Membros ligados à Cultura diz que a medida vai retirar a autonomia financeira da área, o que contraria o Plano Nacional de Cultura.
ANDRÉA HADDAD09/12/2012 14:10
O prefeito eleito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), nem assumiu o Palácio Alencastro, mas já acumula desgaste. Nesta terça (11), um grupo vai fazer uma manifestação contra a anunciada fusão pelo socialista das secretarias de Cultura e Turismo. O ato está marcado para as 19h, no Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Segmentos culturais alegam que a medida vai retirar a autonomia financeira da área, o que contraria o Plano Nacional de Cultura.
Aprovado em dezembro pelo Congresso Nacional, o Plano prevê recursos do Governo Federal para cidades com órgão responsável pela Cultural, de primeiro escalão, e autônomo, com orçamento próprio. “A fusão das secretarias, além de estúpida e escapista, em vez de fortalecer pode desmobilizar o setor”, alerta o ex-secretário de Cultura de Cuiabá, o produtor cultural Mário Olímpio, um dos membros que ajudam a divulgar o movimento.
Ele lembra que, mesmo a verba sendo gerenciada por uma única pessoa, haverá rubricas distintas com a fusão entre Cultura e Turismo. “E o que os dois setores vão ganhar com isto? Mais agilidade e competência? É claro que a fusão não garante isso”, alerta. Ele também frisa que a Cultura é vasta e não sobrevive apenas do turismo cultural.
O panfleto de convite para o ato de repúdio à medida anunciada por Mendes mostra a resistência do setor. “Não aceitaremos calados esta medida arbitrária, que demonstra uma total falta de sensibilidade e conhecimento da importância da Cultura para os cuiabanos e mato-grossenses! Mauro Mendes, com certeza dá para repensar e tomar medidas que favoreçam o desenvolvimento de nossa cidade”. 
Confira o panfleto da manifestação:

2 comentários:

  1. Parabéns Duzinho essa é o rumo, cultura e turismo juntas é atitude retrógrada de gestão, o prefeito Márcio Paiva acertou nesta separação.

    ResponderExcluir

O Catiripapu agradece a sua participação.