sexta-feira, 2 de agosto de 2013

SECRETARIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE VISITA PARQUE SANTA RITA, EM ITINGA

 
A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), através da Secretaria da Juventude (Seju), deu início, na última quinta-feira (1º), ao Projeto Juventude nas Comunidades, com a primeira visita na localidade do Parque Santa Rita, em Itinga.

O intuito deste projeto é estabelecer um contato direto com as comunidades do município, proporcionando discussões continuadas, vivenciando a realidade de cada localidade, para que assim a criação de políticas públicas seja direcionada para tais necessidades. Neste primeiro contato, a secretária da Seju, Juliana Guimarães, apresentou os projetos da secretaria e propôs uma parceria com a comunidade, salientando a importância dessa união para o bem maior.
“Nós queremos criar ferramentas e trazê-las para cada comunidade, para o Parque Santa Rita, pois o nosso principal objetivo é acompanhá-los de perto para mudarmos juntos essa realidade”, garantiu a secretária.

Alguns moradores presentes explanaram suas opiniões e pediram mudanças para localidade. “Nunca vi o Parque Santa Rita tão violento. Eu quase fui assaltada essa semana por um jovem! Meninos que eu vi crescer e hoje estão no crime e ele não me assaltou porque me reconheceu. É um absurdo assistir crianças dominadas pela droga, mas minha filha, que tem apenas 12 anos, me incentivou para que eu viesse para essa reunião”, desabafou a Sra. Zaíra dos Santos, moradora do Parque Santa Rita há quatorze anos.
Já o Sr. Cícero da Silva, que desenvolveu alguns projetos sociais na localidade, se mostrou muito feliz com a presença da Seju e se colocou à disposição para firmar essa parceria. “Parabéns! Eu acho que o caminho é esse. O Parque Santa Rita precisa de uma atenção especial. Tenha certeza que eu quero ajudar essa garotada e mostrar junto com vocês que eles não estão esquecidos”, declarou otimista.
 
Além de moradores, estiveram presentes alguns educadores que prestam serviço à comunidade gratuitamente, como o professor de futebol, Peixinho, o instrutor de boxe, Osvaldo Carvalho e o mestre de capoeira Ping Pong.
“As drogas realmente estão levando muitos dos nossos jovens, mas o esporte e o trabalho podem mudar essa realidade. Acredito na chamada do governo – Cuidando da Gente – e estou aqui para me colocar à disposição nessa luta”, disse o professor Peixinho.

Para encerrar a noite, a secretária Juliana Guimarães e sua equipe acompanharam a aula de Capoeira ao lado do mestre Ping Pong, que trabalha em Itinga há 17 anos e, apesar de encontrar dificuldades para dar continuidade a esse projeto, garantiu que não irá desistir de lutar.

“Agradeço essa iniciativa e espero que juntos consigamos alcançar os objetivos para mudar a vida dos jovens. Nós precisamos ensinar coisas boas. Eu sei que talvez eu não consiga tirar todos os jovens do caminho ruim, mas pelo menos 10% eu consigo”, garante o capoeirista.
A Secretaria da Juventude marcou o retorno ao Parque Santa Rita para o próximo dia 16 (sexta-feira), às 18h, na Escola Municipal Santa Rita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.