quinta-feira, 18 de julho de 2013

SAMU DE LAURO COMPLETA 8 ANOS DE EXISTÊNCIA SALVANDO VIDAS


Atualmente o SAMU conta com uma ambulância básica, uma avançada, uma motolância e uma caminhonete 4x4 com tração nas quatro rodas, que facilita a prestação do serviço, nas ocorrências de urgência e emergência, com rapidez e eficácia em locais de difícil acesso da cidade. E em breve o bairro de Itinga será contemplado com uma base.

A equipe de profissionais que acompanha as ambulâncias avançada e a 4x4, é composta por 1 (um) Médico; 1 (um) Enfermeiro; 1 (um) Técnico de Enfermagem e 1 (um) Condutor Resgatista. A ambulância básica é composta por (1) um Técnico de Enfermagem e (1) um Condutor Resgatista. Já a motolância é conduzida por (1) um técnico de enfermagem - socorrista.

Sobre o SAMU:

Fundada em Lauro de Freitas no dia 18/07/2005 o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) já realizou em 2013 mais de 700 atendimentos. É um serviço de socorro pré-hospitalar móvel que chega rapidamente às pessoas, em qualquer lugar que se encontrem, após um acidente ou qualquer problema de saúde urgente que possa levar ao sofrimento ou até mesmo à morte. O pedido de socorro é feito gratuitamente por meio de uma ligação para o número 192. Desse modo, o solicitante tem acesso a uma equipe de profissionais de saúde preparada para atendê-lo da melhor maneira e com recursos tecnológicos de ponta integrados à ambulância.

Benefícios proporcionados pelo SAMU:

- Estruturação de uma rede de serviços regionalizada e hierarquizada de cuidados integrais às urgências, de qualquer complexidade ou gravidade, desconcentrando a atenção efetuada exclusivamente pelos pronto-socorros.
- Garantia da adequada referência regulada para os pacientes que, tendo recebido atendimento inicial, em qualquer nível do sistema, necessitem de acesso aos meios adicionais de atenção.
- Constituição de um arcabouço de informações mais precisas sobre os eventos de Urgência e Emergência no Brasil, fomentando a elaboração de planos nacionais e regionais de Atenção Integral às Urgências.
- Disponibilização para a população de um atendimento rápido e eficaz nas ocorrências de Urgência e Emergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.