terça-feira, 31 de julho de 2012

PROFESSOR DIZ QUE PREFEITURA UTILIZA MÁQUINA PÚBLICA PARA DISSIMINAR INVERDADES


A participação de professores no aniversário de Lauro de Freitas, por Tássio Revelat.
Lamentável a nota da prefeitura em relação à participação organizada e pacífica dos professores no cortejo Cívico. É inadmissível que uma gestão utilize a máquina pública para disseminar INVERDADES. Por conseguinte, algumas correções são necessárias: 

 Segundo a nota da prefeitura os professores junto com a coligação de Leão invadiram o tradicional desfile cívico-cultural. Equívoco maior não poderia existir, pois, nós, professores da rede Estadual, e os professores da rede municipal, não somos cabos eleitorais de Leão e estávamos apenas protestando contra a política educacional da Gestão Moema/Oliveira ( PT) que nesses oito anos não foi capaz de implementar uma política de valorização da carreira docente e fortalecimento da escola pública. 

 É importante salientar que o Governo de Moema/João Oliveira (PT) não implementou corretamente a Lei Federal do Piso Salarial. Não por acaso os professores acamparam na Câmara de vereadores e chegaram até fazer greve de fome. Esse mesmo Governo resolveu reformar escolas em pleno ano letivo, prejudicando, dessa forma a aprendizagem dos alunos. Apesar do rápido crescimento populacional, foram construídas poucas escolas (apenas duas), não existe um plano municipal de educação e as condições de muitas unidades escolares são desumanas e insalubres. Essas condições afetam o emocional tanto dos alunos quanto dos professores, além de criar um ambiente impróprio para o desenvolvimento da aprendizagem significativa.

No ano passado e no início desse ano, a cidade foi marcada por greves de professores que lutam por uma educação pública de qualidade. Afinal, não existe crescimento com justiça social sem a implementação de políticas educacionais consistentes. 

 No âmbito Estadual, o Governador Wagner (PT) além de não cumprir a lei federal do Piso, cortou o salário dos professores, demitiu professores Redas e o responsável pela maior greve já realizada na História da Educação na Bahia, onde há mais de 1 milhão de alunos prejudicados e 40 mil famílias estão com o orçamento comprometido, já que os professores e seus familiares passam dificuldades com 4 meses de salários cortados. A professora Nadir, que lecionava na Escola Kleber Pacheco (Portão/Lauro de Freitas), teve AVC quando se preparava para participar de uma passeata de professores na Estrada do Coco. Ela é uma das 5 professoras que morreu por doenças agravadas por questões emocionais.

Uma outra inverdade: “O grupo chegou a ameaçar agredir a prefeita e participantes do cortejo com vassouras” A prefeita Moema (PT) foi intensamente vaidada pelos professores, mas não ocorreu nenhuma agressão física; Ao contrário do que diz a nota, é todo cidadão de Lauro de Freitas sabe disso, 90% do quadro docente de Lauro de Freitas é contra a Gestão Moema, pelas razões já expostas acima. É legitimo a participação de grupos que visam divulgar a sua plataforma de reindicações em festejos cívicos, isso além de fortalece o jogo democrático é um exercício de cidadania.

 Esses políticos, empregados temporários do povo, que foram eleitos para, dentre outras ações, ampliar os investimentos na educação, ao invés de ouvir as críticas dos professores, buscam desqualificar o movimento, acusando-o de ser um movimento político-partidário. Será que eles realmente conhecem a realidade da Escola Pública? Será que eles reconhecem a importância social do professor? Sou um professor apaixonado pela minha profissão, meu trabalho é reconhecido e legitimado pelos meus alunos, pois, busco a excelência naquilo que faço, e não permitirei que nenhum Governo propague mentiras acerca de uma das profissões mais honradas e importantes da sociedade.

 Tássio Revelat ( Professor de História da Rede Pública, Gestor Cultural, Poeta e Idealizado do Projeto Amantes do Conhecimento)

4 comentários:

  1. Fiquei muito triste hoje, pois jamais imaginei q moema fosse tão baixa, me lembro que em 2004 ela apareceu com sua comitiva do Pt fazendo caminhada na cidade na seu aniversario e isso é bem normal, pois são atos cíveis ou ela esqueceu o q significa isso?
    Sou moradora da cidade á 36 anos, nasci em Lauro e nunca ví tanto mentira com hoje, mas o povo nao é cego!
    Uma outra coisa, hoje na missa fiquei chocada, pois ali é a casa de Deus e nao um palanque, prefeita se comporte melhor ok!

    ResponderExcluir
  2. Os vereadores do lado do Pt tb fizeram caminhada no cortejo isso ninguém fala... Kkkkkkk.... E nós prof nao podemos? Vc me deixe viu... Kkkk

    ResponderExcluir
  3. Caro Duzinho,
    Essa suposta indignação da prefeita nada mais é que despeito,intolerância e medo em ver que o nosso candidato está ganhando força e principalmente ganhando o apoio e a confiança do povo lauro freitense, esse povo que durante esses oito anos foi esquecido, humilhado e desrespeitado pelos desmandos e autoritarismo do atual governo. É um apelo desesperado para denegrir a imagem de Dr. Márcio e dos professores que tem o direito de lutar por melhorias, é desespero em ver que Dr. Marcio não é apenas um politico e sim o POLITICO que acima de tudo respeita e honra o nosso povo e fará a diferença na nossa cidade, um politico que tentará mudar e principalmente resolverá os absurdos que esse governo fez e está fazendo todo esse tempo. É desespero em saber que seu candidato não exerce influência nem transmite confiança para povo o que pode ser demonstrado nas pesquisas o crescimento da oposição.
    Durante todos esses anos o povo nunca foi ouvido e se quer lembrado nas inúmeras vezes que a própria ressaltou a importância da opinião popular. A manifestação popular é um ato legal e um direito do povo que tenta mostrar para a população os problemas da cidade e o descaso do poder público. E se não me engano a própria prefeita em seus mandatos também fez a mesma coisa e naquela época não era lamentável? Muito estranho não acha!!
    O que a prefeita deveria se preocupar é com a educação, saúde e infraesturtura da nossa cidade que está lamentável e muito mais coisas.
    Está na hora de varrer essa sujeira da nossa cidade e mostrar que queremos mudança e que o nosso voto é 11 sim!!

    ResponderExcluir
  4. Eu sou uma testemunha viva que em 2004, quando estava no PT, nós participamos do cortejo e não houve nenhuma proibição por parte do grupo que governava aquela época,para que não pudessemos passar em frente ao palanque. 2008 a mesma coisa, passamos ao lado do palanque onde se encontrava a prefeita atual, mas vejo que esse pessoal esqueceu de um passado tão recente. Ontem foi proibido a passagem do cortejo de Marcio, mas educadamente, contornamos ao lado para não dizer que estávamos provocando ninguém. É o faça o que mando, não faça o que faço.

    ResponderExcluir

O Catiripapu agradece a sua participação.