quinta-feira, 28 de junho de 2012

SIM, NÓS TEMOS ORGULHO DE SERMOS GAYS



Em 28 de Junho é comemorado em todo mundo o dia do Orgulho Gay. A expressão internacional inclui pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais- LGBT. A significância do Dia 28 de Junho é que marca o início do movimento moderno LGBT em prol da liberdade de expressão e igualdade de direitos deste segmento da população.

Em 28 de junho de 1969, ocorreu, na cidade de Nova York -EUA, o que veio a ser conhecido como a Rebelião de Stonewall.  Stonewall era (e ainda é) um bar de freqüência LGBT que sofria repetidas batidas policiais sem justificativa.

Naquele dia, os freqüentadores se revoltaram contra a polícia e o tumulto que se seguiu durou três dias, mudando para sempre as atitudes repressivas das autoridades perante as pessoas LGBT e dando início à luta pela igualdade de direitos de LGBT.

Todo ano desde então esta data é celebrada por meio de paradas e outros eventos culturais, numa expressão de orgulho - e não de vergonha - de assumir publicamente a orientação sexual e identidade de gênero LGBT.


No Brasil as Paradas do Orgulho LGBT começaram a se tornar um importante momento de expressão e visibilidade desta população a partir de 1995. São eventos que reúnem milhões de brasileiros e brasileiras, especialmente adolescentes e jovens, comemorando com muita música dançante , roupas coloridas ou semi-nús , bandeiras do arco-íris e palavras de ordem contra o preconceito.

Na atual conjuntura política, os 20 milhões de cidadãos e cidadãs LGBT tem como aliado o Judiciário, especialmente o Supremo Tribunal Federal, talvez porque nesta instituição se enxergue com maior amplitude a universalidade dos direitos humanos e da justiça social. No legislativo, municipal, estadual e federal os políticos evangélicos tem sido os maiores inimigos dos projetos de lei de combate ao preconceito, violência e discriminação contra homossexuais no País. O Executivo tem feito vista grossa, muitos se quer criam coordenadorias , conselhos e planos LGBT e quando o fazem, os deixam sem orçamento.

A orientação sexual homossexual é irreversível, ou seja, um ser humano ao construir e assumir sua orientação para o desejo afetivo e sexual para uma pessoa do mesmo sexo, não haverá tratamento para que se torne heterossexual. Infelizmente, muitos homofóbicos tem tentado desqualificar uma correta decisão do Conselho Federal de Psicologia –CFP de proibir psicólogos de tentar “tratar, curar ou reverter” a orientação sexual de alguém.   

Apesar dos altos índices epidemiológicos da Aids e das altas taxas de homicídios por orientação sexual e identidade de gênero serem os maiores problemas enfrentados pela comunidade LGBT, é possível dizer com toda sinceridade que é muito bom e da orgulho ser Gay. As liberdades, que ainda são pequenas, já permitem a um homem ou mulher gay poderem formar família, adotar, viajar, estudar, prestar concurso público, entrar de cabeça erguida em vários ambientes e se despontar nas artes, no esporte, na ciência, no trabalho ou na vida vocacional.

O que querem os Gays? Os Gays querem a aprovação do PLC 122, o projeto de lei que estende a criminalização do racismo, do anti-semitistismo também para a homofobia. Os Gays querem o estatuto da diversidade sexual e o casamento civil igualitário. Os Gays querem ser tratados com respeito, com dignidade e ser cidadão brasileiro com direitos iguais a uma pessoa heterossexual.


No dia 28 de Junho lembremos com tristeza de milhares de gays que foram assassinados por homofobia, dos que morreram por Aids, dos que suicidaram ou sofrem com depressão crônica em conseqüência da cultura homofóbica. Vamos lembrar também com Orgulho de nossa existência e saber que existem ativistas esparramados por todo país empunhando a bandeira do arco-íris, exigindo respeito e dizendo para a sociedade que é legal e normal ser homossexual.

Léo Mendes – Jornalista, Coordenador Geral da Artgay e Diretor da ABGLT
Twitter @liorcino 

Um comentário:

O Catiripapu agradece a sua participação.