quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

SAÍDA DE MÁRIO NEGROMONTE DO MINISTÉRIO, PODE MUDAR PLANOS DO PP

Com grande parcela de comando na prefeitura de Salvador e forte participação na aliança com o governo Wagner, o PP reafirma o seu projeto de levar adiante a pré-candidatura do atual secretário da Casa Civil, João Leão, que confirmou a sua desincompatibilização do cargo para 30 de março, com o intuito de disputar a eleição municipal em outubro.

No entanto, nos bastidores há quem diga que uma possível saída de Mário Negromonte, do Ministério das Cidades que é presidente do PP na Bahia, pode enfraquecer a caminhada no plano de conquista do Palácio Thomé de Souza. Ontem setores da imprensa nacional informaram que o ministro deve antecipar a sua saída e espera apenas o retorno da presidente Dilma da viagem a Cuba para entregar a sua carta de demissão.

Em meio à crise, Negromonte teria se reunido ontem com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e outros ministros. O dirigente do PP baiano deve usar como argumento de motivação para a sua queda do Ministério, considerado um dos mais importantes do governo federal à quebra de unidade de seu partido.

A bancada federal do PP estaria dividida entre o grupo de Negromonte e o grupo liderado por Paulo Maluf e Esperidião Amin. Entre as novidades estão a de que o senador Francisco Dornelles, presidente nacional do PP já estaria em busca de um nome para substituí-lo.

A expectativa é de que a presidente Dilma em viagem acompanhada pelo governador Jaques Wagner (PT) bata o martelo sobre a questão assim que chegar ao Brasil. Há rumores de que suas referências ao ministro na Bahia seria apenas uma forma de amenizar a situação, mas a decisão pelo seu afastamento já teria sido tomada.

Conforme o site G1, ao ser questionada ontem em Cuba sobre o assunto Dilma disse: “”Olha, as questões relativas ao Brasil eu já disse anteriormente - mas vocês são insistentes, inteligentes e rápidos - que as questões relativas ao Brasil discutimos no Brasil a partir de quinta-feira”, declarou.


No cenário local, a perspectiva nos bastidores é de que a crise envolvendo Negromonte possa refletir na eleição em Salvador, onde o pré-candidato João Leão desista para apoiar o pré-candidato do PT, Nelson Pelegrino. A Tribuna não conseguiu falar com o secretário João Leão que estava em viagem para Brasília.

No entanto, essa conjuntura até então é descartada pelos progressistas. O secretário geral do PP, Jabes Ribeiro, negou que isso aconteça. “Leão está saindo exatamente para trabalhar a candidatura em Salvador. Além disso, vale lembrar que o tudo que o PP conquistou foi anterior a presença de Mário no Ministério e a lógica da eleição é municipal”, afirmou.

Ele atribuiu a possível saída de Negromonte da equipe ministerial à fratura na unidade partidária. “No momento em que isso acontece você tem dois caminhos: tentar pacificar e reconciliar o partido ou pedir para sair. Ele (o ministro) está tranquilo, embora chateado com o que vem acontecendo. Para ele, nenhuma ambição irá superar a paz de espírito e a tranquilidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.