terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

LAURO DE FREITAS... Sua História, Minha Vida!!!


AMOSTRA DE CULTURA DE LAURO DE FREITAS..., realizada em sua primeira edição no dia 28/11/2011, na Praça Martiniano Maia no Centro de Lauro de Freitas, apresentando manifestações culturais diversas como grupo de percussão infantil, poetas, artistas plásticos, danças de rua, JAZZ, dança cigana, samba de roda e estilos musicais como REGGAE, HIP HOP, FUNCK e o ROCK AND ROLL, num mesmo evento, eclético e democrático. A palavra "AMOSTRA", aqui, esta sendo empregada de forma proposital. Quando pensamos nesse projeto, entendemos que o que iríamos apresentar nas Praças e outros espaços públicos ou privados de grande circulação, seria uma “amostragem” do que se faz de cultura e arte em nossa cidade, e nos valemos da licença poética e da liberdade da criação no uso desse vocábulo, que algumas pessoas entendem ou julgarão e apontarão como errada na sua utilização. Ora, a Arte, a cultura não estão presas às normas acadêmicas, muito pelo contrário são a livre expressão do individuo, de grupos e classes sociais, de comunidades, de regiões, países e até religiões.

O resultado esperado é factível, até porque, é fácil realizar um evento cultural, desde que existam alguns fatores determinantes: ARTE E CULTURA: e nós temos em nossa cidade uma riqueza nesses quesitos e reunimos alguns poucos em nossa amostra; PLATÉIA: pessoas interessadas em ver, ouvir, dançar a arte e as tradições até mesmo por curiosidade param para assistir as apresentações; LUGAR: o lugar perfeito para a realização desse evento são as Praças de nosso município, ou outros espaços públicos ou privados de grande circulação; e por fim é necessário a ESTRUTURA: miníma para tal finalidade, como transporte, som, equipe de apoio, alimentação para os atores desse grande ato de cultura.

Com esses elemento postos, podemos realizar nossa AMOSTRA CULTURAL DE LAURO DE FREITAS, mostrando que a arte e a cultura representam também um meio de alcançar a tão desejada paz em nossa cidade, através da valorização daquilo que nos torna únicos, que é a nossa maneira de relacionarmos com o mundo, por nossa cultura individual e coletiva . Ao mesmo tempo que oportuniza os artistas anônimos, também pode ser um meio de fomentar de fato a cultura em nossa cidade, como gerador de renda, atraindo mais visitantes para prestigiar e consumir do produto cultural de nossa gente, e impulsionando a economia local

MOVIMENTO LAURO DE FREITAS...SUA HISTÓRIA, MINHA VIDA!

PROJETO AMOSTRA CULTURAL DE LAURO DE FREITAS

RICARDO VIEIRA

COORDENAÇÃO GERAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.