sábado, 3 de dezembro de 2011

DEU NO TRIBUNA DA BAHIA

LF: PT pode surpreender e realizar prévias
Publicada: 01/12/2011 03:45| Atualizada: 01/12/2011 03:42

Lílian Machado REPÓRTER

O cenário pré-eleitoral deve esquentar o clima no PT de Lauro de Freitas, que ainda não conquistou a unidade em torno de um só nome para a sucessão da prefeita Moema Gramacho, comandante das articulações políticas no município. Segundo informações, diferente do contexto apresentado em algumas cidades de representatividade na Bahia, onde o PT, conforme a Tribuna antecipou, já bateu o martelo para a não formulação de prévias, lá a legenda ainda não chegou a um denominador comum sobre a candidatura que será defendida nas eleições de 2012.

Na disputa para indicação do partido estão o vice-prefeito João Oliveira, ex-tucano e agora filiado ao PT, apontado como o preferido da prefeita Moema; a secretária de Assistência Social e Cidadania, Lourdes Lobo, e o vereador Lula Maciel. Inicialmente teria se cogitado também o nome do secretário de Governo, Ápio Vinagre, mas o próprio já descartou. Apesar da expectativa de muitos debates para escolha, o encontro municipal da sigla, a ser realizado no próximo dia 17, deve dar um ponto final ao ambiente de indefinição.
Ontem, o vice-prefeito João Oliveira, que assume a prefeitura durante esses dias – já que a prefeita Moema está em viagem à China, integrando a delegação brasileira que participa do I Fórum de Cooperação de Cidades Irmãs e Governos Locais dos BRICS –, admitiu em conversa com a reportagem que tem “trabalhado para ser o candidato”. No entanto, não quis confirmar que seria o escolhido de Moema. “Quem tem que dizer se apoia ou não é ela”, desconversou. O vice-prefeito minimizou a disputa interna ao frisar que “todo filiado termina sendo um candidato”.
Segundo ele, a orientação do partido é para que não haja prévias. “Mas o diretório é soberano para definir. O partido é quem vai deliberar sobre isso”, afirmou. Oliveira se oficializou nas fileiras do PT em ato recente, onde a prefeita Moema Gramacho destacou a “coesão do partido e da base aliada”.
Nos bastidores, informações dão conta de que a secretária Lourdes Lobo tem atuado firme para ser a candidata e o vereador Lula também teria dito que não abriria mão da postulação, o que mostra o acirramento no quadro partidário.
Apesar de admitir que atualmente o cenário é de “complexidade” no processo de definição em Lauro de Freitas, o presidente estadual do PT, Jonas Paulo rejeita a ideia de prévias na cidade. “Não existe isso. O caminho do PT será o do entendimento, numa frente que deve envolver mais de 15 partidos”, disse.
Conforme o dirigente petista, o cuidado que se deve ter, entretanto, é com o grupo adversário. “Reconhecemos a competitividade da oposição no campo municipal e devemos transformar isso em aliança eleitoral”, enfatizou. Jonas destacou que a prefeita, por ser a líder política inconteste” do município, deve liderar naturalmente o processo de articulação. “Temos que conduzir o processo com maestria. O sentimento é de que devemos conduzir o processo com muita tranquilidade”, afirmou.

3 comentários:

  1. PRE aciona mais 91 políticos baianos por troca de partidoFechar: Compartilhe
    Seu Nome:* Seu email:* Email do destinatário* Nome do Destinatário: Sua mensagem:
    A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE-BA) impetrou nesta sexta-feira (2) 96 ações de decretação de perda de cargo eletivo por desfiliação sem “justa causa” de políticos baianos. Os alvos são prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, inclusive o de Salvador, Jorge Jambeiro, que trocou o PSDB pelo PP recentemente. Desde outubro deste ano, 192 ações deste gênero já foram ajuizadas pela PRE. De acordo com o procurador Sidney Madruga, são consideradas “justa causa” a incorporação ou fusão do partido, a criação de nova sigla, a mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário ou grave discriminação pessoal. No entendimento do magistrado, os políticos acionados se desfiliaram das legendas de origem sem apresentar nenhum dos critérios definidos pela Resolução nº 22.610/2007 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “A maioria deles já se filiou a novos partidos, o que evidencia a intenção de troca de legenda para disputar novos cargos no pleito de 2012”, afirmou o procurador. Veja a lista completa com os nomes dos políticos que poderão perder o cargo caso o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acate as ações da PRE NO SITE BAHIA NOTÍCIAS

    ResponderExcluir
  2. Soube que tem um politico que esta fazendo a praia necrosada, e está colocando o dinheiro no bolso.

    ResponderExcluir
  3. Lula Maciel está conquistando cada vez mais espaço, dentro e fora do PT. Candidatura decente não se cria da noite pro dia, se constrói com muito trabalho... Lula tem quase 20 anos de PT. Ele tem compromisso e trabalho em diversas frentes (meio ambiente, criança e adolescente, mulher, negro, educação, esporte, etc).

    ResponderExcluir

O Catiripapu agradece a sua participação.