terça-feira, 22 de novembro de 2011

O LARGO DO CARANGUEJO NÃO PODE MUDAR DE NOME - SÊO ANTONIO, MERECE RESPEITO!!!

O bairro de Itinga, merece ser olhado como um dos principais polos culturais de Lauro de Freitas. E no Largo do Caranguejo, acontece as maiores efervescências da cultura popular de nossa cidade, uma origem que surgiu das manifestações do seu povo. Talvez o que Jorge Amado, Caribé, Batatinha, Mãe Minininha do Gontois, Edil Pacheco, Mestre Bimba etc foram pra Salvador, SÊO ANTONIO CARANGUEJO É PARA ITINGA. Um homem de origem simples, humilde, que tem a cara dessa comunidade peculiar.

O ex-prefeito, Gerino de Souza Filho, que também foi uma personalidade importante para a nossa cidade, e sempre valorizou este povo, que por sinal na foto acima, ele se está ao lado de Antonio Caranguejo, com certeza, acharia uma injustiça que este largo não tivesse o nome desta figura da nossa cultura.

O largo tem uma identidade que ninguém tira e já tem por força popular o seu nome. O LARGO, EXPRESSA A SUA VIDA, A SUA ALMA E A NOSSA CULTURA!!!

O ex-prefeito de Lauro de Freitas, que muito respeito, sou amigo do seu filho Gilvan Souza, desde a infância, merece que tenha outras homenagens, como o estádio do centro, avenida e etc... Mas o Largo do Caranguejo, tem a mais pura essência daquele povo...

VIVA A SÊO CARANGUEJO!!! VIVA AO LARGO SÊO ANTONIO CARANGUEJO!!!

Duzinho Nery

LARGO DO CARANGUEJO, UM NOME DADO PELO POVO.
VAMOS FAZER JUSTIÇA!!!

A Itinga já foi conhecida como “Terra de índio sem Cacique”, pelo grande índice de violência. Sempre nas segundas-feiras nas capas dos jornais, estava em destaque o bairro mais populoso de Lauro de Freitas, mas não com matérias bonitas e sim estampando a criminalidade e os homicídios que ocorriam.

Mas vamos pular esta parte que se refere à violência e vamos focar um pouco da história e da cultura do povo deste bairro, que tem uma particularidade.

A Itinga é um bairro formado praticamente por famílias que vieram da Pituba, Nordeste de Amaralina e Rio Vermelho, tem outras localidades, mais com menor expressão. Pessoas que em sua formação profissional traziam a cultura popular enraizada em seus corações, por serem pescadores, artesões, feirantes, carpinteiros, e outros, que escolheram o município de Lauro de Freitas, precisamente o bairro de Itinga para criarem os seus filhos.

Dentre muitos destes personagens anônimos e populares, destaco o saudoso Antônio Caranguejo, que com o seu velho balaio cheio de crustáceos, naquela velha esquina de barro, vendeu o seu produto e sustentou toda a sua família.

Homem de poucas palavras mais de grande personalidade, caracterizou aquele velho largo, denominando não por sua vontade, mas pela manifestação popular, de Largo do Caranguejo, pois naquela região, sêo Antônio, todos os sábados, vendia o seu produto abençoado por Deus e produzido pela Natureza.

A sua participação cultural, destacou-se no último dia da Lavagem, criada pela sua filha Tânia e seu amigo pai Cesar, em que pegou o seu balaio e soltou na praça, os caranguejos, caracterizando e afirmando aquilo que o povo já havia batizado, como Largo do Caranguejo.

“A voz do Povo é a voz de Deus” já afirmaram isso, e digo mais, a democracia é a prova do respeito à sociedade, da condição máxima de dizer “eu tenho voz”, vamos respeitar aquilo que o povo já caracterizou como, Largo do Caranguejo, como também a Praça de Zé Ramos, Praça Matriz e outros.

Texto de Fabiano Bluz.

3 comentários:

  1. Isso é contracultura é uma falta de respeito tomara aos orixás que seja um alarme falso pq não creio que Moema deixe isso acontecer.

    ResponderExcluir
  2. Nada disso procede duza, foi alarme mal dado, tudo continua como está, LARGO DO CARANGUEJO!

    ResponderExcluir
  3. Foto muito linda. Algo cinema novo, Glauber Rocha.Uma obra-prima de registro de uma época.

    Marcelo Cerquiera

    ResponderExcluir

O Catiripapu agradece a sua participação.