domingo, 13 de novembro de 2011

MICARETA DE ITINGA CONFIRMADA DE 25 A 27 DE NOVEMBRO DE 2011

A Micareta de Itinga, um dos festejos mais tradicionais do município, está confirmada para acontecer entre os dias 25 e 27. O evento está em sua 27ª edição e este ano fará uma grande homenagem a um de seus criadores, Antônio Caranguejo, um dos mais populares personagens da comunidade que faleceu recentemente, prestes a completar 80 anos. De acordo com a prefeita Moema Gramacho, a Micareta de Itinga reverencia a história e a cultura da raça negra, que compõe mais de 80% da população do bairro.

Itinga abriga mais da metade da população do município de Lauro de Freitas, com mais de 70 mil habitantes. Na cadência dos trios e blocos de percussão, anualmente o evento reúne milhares de pessoas de dentro e fora do município. O ponto alto da festa acontece no domingo, com a Lavagem do Largo do Caranguejo, que desce do Alto da Itinga para a praça ao som dos tambores, berimbaus e agogôs. O grupo percussivo feminino Zambiã, e o branco e azul dos Filhos de Gandhy são presenças marcantes da festa. Segundo Ápio Vinagre, secretário de Governo e presidente do Conselho de Cultura, “o poder público tem se empenhado muito em preservar e revitalizar os movimentos culturais do município. A identidade de nossas comunidades precisa ser fortalecida e divulgada”, frisou.

HISTÓRIA- A Micareta de Itinga começou com a Lavagem do Largo do Caranguejo, em 1983, para compensar a frustração de um grupo de amigos integrantes do Bloco Nagazumbi que não havia participado do Carnaval de Salvador por falta de recurso. A primeira Lavagem foi aberta com missa campal e contou com a participação de blocos como Olodum Ode, Orum Milá e do Abalaxé de Ori. Um dos fundadores da festa foi Antônio Caranguejo, personagem que deu nome ao Largo onde a Lavagem é realizada, e segundo moradores, costumava soltar um balaio do crustáceo no ápice da festa.

Departamento de Comunicação - DECOM

3 comentários:

  1. César está reformando o Largo do Carangueijo e ele vai decidir ainda se vai ser realmente nesta data, Ápio está pensando com César pra transferir a festa de itinga para o inicio de dezembro.

    ResponderExcluir
  2. QUEM PEDIU REALMENTE A REFORMA DO CARANGUEJO FOI CÉSAR O 8 VEREADOR MAIS VOTADO DA CIDADE NÃO FOI ELEITO POR ERRO DO TRE QUE NÃO GANHA OS MAIS VOTADOS, ELE TEM VOTO, TEM MORAL E VAI SER UMA DOS MAIS VOTADOS DA HISTÓRIA DE ITINGA E TODA LAURO DR FREITA.

    ResponderExcluir
  3. Eleitor ansioso por 2012.14 de novembro de 2011 às 20:10

    Não sabia que Moema havia passado o bastão da administração para essas duas figuras polêmicas. Se bem, que já esta na hora dessa pessoa deixar o cargo de prefeita, pois foi um desastre a sua gestão. Mas tudo bem, esperamos sete anos, esperamos mais um ano para dar um pé na Bunda dessa turma que conseguio ser pior que a administração de Paulo Rosa.

    ResponderExcluir

O Catiripapu agradece a sua participação.