quarta-feira, 26 de outubro de 2011

CAMPO DO AREAL ESPAÇO DEMOCRÁTICO PARA O FUTEBOL AMADOR DA CIDADE

O Campo do AREAL, como é conhecida a área próxima ao KARTODROMO DE LAURO DE FREITAS, se tornou na região do Centro da cidade o principal espaço para a prática do FUTEBOL AMADOR.

De forma democrática, o campo recebe todos os dias os desportistas amadores dessa região que compreende as comunidades da VILA PRAIANA, VILAMAR, CHAFARIZ, LAGOA DOS PATOS, PRAIA DE IPITANGA e do próprio CENTRO, também chamada de PRAÇA.

Ao final dos dias durante a semana toda, vemos os famosos "BABAS", e nos fins de semana os pequenos torneios, como o promovido por ADEMAR RIOS aos sábados á tarde, com um "BA-VI" curioso, que recebe um outro participante que é o IPITANGA. As equipes jogam no formato de jogos diretos e ganha aquele que alcançar maior número de vitórias.

Nos domingos, o espaço recebe o tradicional BABA dos veteranos, organizado e muito concorrido, com suas regras e condições de participação dos seus associados.

Existe ali uma divisão curiosa do espaço que é divido em dois campos especificos, o CAMPO OFICIAL e o campo lateral chamado carinhosamente de CAMPO DA SEGUNDA DIVISÃO, que recebe ali, grupos de crianças, de igrejas e demais competições que não a que já mencionamos.


A história do CAMPO DO AREAL começa no inicio dos anos 90, com a iniciativa do agora vereador LULA MACIEL, REIZINHO e minha RICARDO VIEIRA, com a relização primeiro CAMPEONATO DO AREAL oficial, com traves de madeira que eram desarmadas e armadas sempre que necessário. A partir dai outras pessoas foram se incorporando e continuando a realização da competição, como NILSON, que ficou por muitos anos organizando o evento. Hoje temos RORÓ, capetaneando a principal competição desse palco esportivo que se consolidou como fundamental para que o esporte seja direito de todos.

Dada a relevância desse campo de várzea no período em que a cidade ficou sem o Estádio Municipal de Futebol, é necessário politicas públicas para melhorar o uso, com a implantação de alambrados para protejer os transeuntes e veiculos que circulam próximos a área do campo, que fica á margem das pistas de acesso principal á PRAIA DE IPITANGA, evitando acidentes com as bolas e implantação de equipamentos públicos como arquibandas, banheiros e refletores. Isso respeitando as condições legais e ambientais, haja visto sua proximidade com o Aeroporto e a preocupação com o espaço áereo. Outro fator a ser considerado, é que é uma área verde, mesmo que pequena hoje, tendo ao fundo o RIO SAPATO, seu ecossistema, suas areias brancas e úmidas e toda a fauna e flora ainda existente no local.
FOTOS POR RAFAEL JOSÉ E RICARDO VIEIRA
MATÉRIA POR RICARDO VIEIRA


Artêmio do BLOGDOBAMBOLE e Márcio do SAIUNOBLOG fizeram a cobertura da competição
Encontro de Amigos de todas as TRIBOS DE TIMES

KALANGO do TABAJARA é uma das figuras clássicas do AREAL

RECO DO REBOLO - REFEÊNCIA DO ESPORTE MUNICIPAL

OS BRONKAS DE ZÉ PREÁ FOI A EQUIPE CAMPEÃ 2011, VENCEU O TRADICIONAL REBOLO DE RECO POR 1 X 0, GOL DE PENALTY. MÉRITO DO ARTILHEIRO RICARDO

FINAL CAMPEONATO 23/10/2011

Carlinhos do REVELAÇÃO e o atleta FERNANDO

Grande presença do público

Um comentário:

  1. DUZINHO, POUCA GENTE CONHECE A HISTÓRIA DO CAMPO DO AREAL E AS QUE CONHECEM, EM ESPECIAL "VEREADOR LULA MACIEL", NUNCA FIZERAM QUESTÃO DE CONTAR PARA O POVO ESTÁ HISTÓRIA, AGORA VEM "RICARDO VIEIRA" E CONTAM ESTÁ HISTÓRIA FAZENDO JUS AOS QUE CONTRIBUIRAM COM ESTÁ HITÓRIA DO CAMPO DO AREAL.
    COMO CIDADÃO AGRADEÇO E PARABENIZO POR ESTÁ MATÉRIA E POSTAGENS Á "RICARDO VIEIRA", LAU E VOCÊ DUZINHO.
    PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir

O Catiripapu agradece a sua participação.