quinta-feira, 4 de agosto de 2011

MARCELO CERQUEIRA, PRESIDENTE DO GGB RESPONDE A AGUINALDO SILVA AUTOR DE NOVELAS DA REDE GLOBO

O presidente do Grupo Gay da Bahia (GGB), Marcelo Cerqueira, rebateu os comentários que o autor de novelas Aguinaldo Silva deu em entrevista à revista Veja desta semana. Responsável por alguns dos principais folhetins da TV Globo, a exemplo de “Insensato Coração”, atual novela das nove horas, o escritor criticou a entidade baiana por, supostamente, considerá-lo o inimigo número da comunidade LBGT e criou polêmica ao dizer que "o povo não aguenta mais ‘viado’ em novela”. Cerqueira não concorda. “Muito pelo contrário. As pessoas gostam e se divertem muito com as personagens homossexuais”, afirmou, em entrevista ao Bahia Notícias.

Ele reclamou ainda da forma como os gays são apresentados nas novelas de Aguinaldo, ao considerá-la “caricata e espalhafatosa”. Conforme o militante da causa gay, a construção desse tipo de personagem não passa a realidade do homossexual para o telespectador, pois trata do assunto sem seriedade, com a preocupação de apenas fazer comédia. “As tramas precisam retratar assuntos de maior importância na sociedade, como a violência física e moral contra o homossexual, por meio de personagens que passem um bom exemplo”, opinou. Apesar de negar que o GGB considere o autor “inimigo número 1 da causa”, Cerqueira não descartou a possibilidade de conferir a ele o prêmio “Pau de Sebo”. Esta seria a segunda vez que o autor de novelas seria “condecorado” com o título, dedicado aos que se opõem à militância LGBT. “Ele já ganhou em outro momento no passado e é possível que ele ganhe novamente este ano”, adiantou.

Cerqueira credita o posicionamento arredio de Aguinaldo em relação à luta dos gays por amplos direitos ao seu estilo de vida. “Ele [Aguinaldo] é um homossexual de classe alta, que vive cercado em uma ilha de segurança, entretenimento e conforto”, sugeriu. Esse isolamento da “vida real”, conforme Cerqueira, o teria feito esquecer a verdadeira batalha que é para o homossexual “enfrentar o simples passar do dia-a-dia”.

(Fernanda Fahel)

11 comentários:

  1. oh essa briga de pavão aí em

    ResponderExcluir
  2. É Duzinho, complicado viver em uma sociedade onde as oportunidades são para poucas pessoas. Gostaria de ver todas as criaturas que não sabem e nunca souberam o que é sofrer na pele passando pelas situações que passam os homosexuais: agressões físicas e verbais, simplesmente por saberem quem são e o que querem. Engraçado é a hipocrisia da sociedade homofóbica, será que podemos agir da mesma maneira que todos agem com os homosexuais? Penso que no dia que todos começarem a pagar com a mesma moeda, a compra vai ser diferente. Axé Marcelo Cerqueira.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a Cerqueira por possibilitar essas discussões a favor da minorias. Você é o cara!

    ResponderExcluir
  4. Por favor, Aguinaldo Silva não é e nunca foi autor da Insensato Coração. Insensato Coração é de Ricardo Linhares e Gilberto Braga. Informe-se, por favor, antes de escrever.

    ResponderExcluir
  5. Sou fã de cerqueira, um gay culto e inteligente.4 de agosto de 2011 às 17:37

    Precisamos enchergar os homoxessuais como pessoas e como filhos de Deus. Acabar com essa idéia de que o Gay é engraçado, pessoas alegres e divertidas. Isso não é real, esse pessoal ainda vive um forte preconceito dentre dos lares, na sociedade, ou seja, no meio em que convive. Todos aceitam um gay, desde que seja na família dos outros, mas quando acontece em sua casa, aí a coisa muda de figura. Esta certíssimo Cerqueira, parabéns pela coragem de mostrar a dura realidade em que é, ser um gay numa sociedade machista como a nossa.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Duzinho. Gostei da sua correção (corrigiu a suposta autoria de Aguinaldo Silva à Novela Insensato Coração). Foi rápida e inteligente. Gay inteligente é assim... Sabe quando comente um erro e tem um excelente jogo de cintura!

    ResponderExcluir
  7. Concordo com Agnaldo Silva, essa historia de transformar a televisão brasileira, principlamente a Globo, em palco para impor a sociedade brasileira a aceitar que os homosexuais são pessoas especiais e que precisam de mais proteção que o restante da população, não tá legal! Sabemos que existe e deve ser combatido todo tipo de preconceito em nossa sociedade, mas daí a transformar essa ação em tema em toda a programação da tv brasileira é demais. Em media 25 homicidios são cometidos em nosso Estado a cada fim de semana, sendo que neste universo há pessoas de diversas orientações sexuais, idade, cor e credo, o que nos faz constatar que não só os homosexuais precisam de proteção, mas toda a população. Nada contra a luta dos homosexuais pelos seus direitos, mas neste aspecto Agnaldo Silva tá certo. Porque a televisão não leva pra todas as novelas as causas dos orfãos, dos negros, dos gordos, dos sem comidas, dos sem teto, dos deficientes(especiais), dos usuarios do SUS? Os homosexuais devem buscar, o que na verdade já são, é ser reconhecidos como cidadão e não como uma classe especial que precisa de previlegios.

    Abraços meu amigo Duzinho Nery, parabens pelo Blog.

    ResponderExcluir
  8. O tipo de gay que a sociedade quer ver não é a da nossa realidade a realidade dos gays no Brasil é justamente a que estar acontecendo em INSENSATO CORAÇÃO onde são agredidos e mortos sempre de forma violenta e cruel, mostrando cada dia mais uma realidade que mesmo com toda a luta ainda temos essa realidade a que estamos venso no horário nobre mais ai vc tira a diferença das pessoas principalmente de gay homofobico, sim pois existe gays que por terem sidos criados com tamanha perseguição estão con seu psicologico voltado para a discriminação até dele mesmo, o autor Walcir Carrasco também gay assumido pensa totalmente diferente do sem noção Aguinaldo, ele até publicou resposta a lei de São Paulo que cria o dia hetero e o que ele falou é verdade so existe o marco do dia da mulher, contra a homofobia, negro pois esses sofreram e sofrem algum tipo de discriminação e perseguição ao declarar ser o que é, inclusive alguns cartazes de paradas esse ano traz justamente esta comotação de luta e pouca ou falsas conquistas as vezes dadas como migallhas aos movimentos de minorias como o cartaz de Feira que traz o tema em alusão a parada gay que é um dia de termos orgulho mais em mais de três dácadas com poucas conquistas e as que tivemos não serem respeitadas ter ORGULHO DE QUE? da hipocrisia, da intolerância, do fundamentalismo, da desigualdade, ou simplesmente de bater de ombro como se resolvesse todos os assassinatos feitos até hoje como o caso de Ivo no Rio de Janeiro morto aos 14 anos e sua mãe foi até o congresso e nada resolveu mais será que se um deputado ou senador da bancada da familia ou da bancada evangelica tivesse um filho assassinado pelo simples fato de ser gay e ele visse que nada aconteceu com o assassino ele não mudaria a sua visão quanto a lei da plc 122, ai sim poderiamos ver se a nossa realidade virando a realidade deles daria um jeito no amotoado de discriminação que eles tem, pois é fácil negarmos o direito quando a dor não é nossa.

    ResponderExcluir
  9. Meu querido,

    Mata-se hoje todo tipo de gente, vc descreveu o caso de Ivon, mas vou lhe mostrar alguns casos e vc poderá pensar melhor, sem radicalismo, e verá que somos todos iguais, todos vítimas de um governo que não prioriza a segurança pública: lembrasse do caso de LUCAS TERRA que foi morto aqui em Salvador com apenas 12 anos de idade? ele não era homosexual, lembrasse do caso de Kelly Ciclone ? ela também não era homosexual, lembrasse do caso do menino capoeirista que foi morto com um tiro que atingiu a janela de sua casa no nodeste? ele também não era homosexual, lembrasse de caso do ambientalista que foi morto dentro de um carro e depois colocaram fogo? ele também não era homosexual, lembrasse do caso da funcionaria da caixa economica de lauro de freitas? ela também não era homosexual, lembrasse do caso NEILTON funcionario da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Salvador? ele não era homosexual, lembrasse da jovem que foi arrancada dos braços do namorado em Vila de Abrantes e foi estuprada e morta? ela também não era homosexual, lembrasse do garoto indefeso que foi morto pela babá em Stela Mares.... Por tanto meu querido estamos todos no mesmo barco chamado Bahia(Brasil). Hoje morre-se por reclamar de uma buzina, será que aquele individuo que morreu hoje(05.08) por reclamar de um motorista que estava buzinando em um engarrafamento era gay? Os homosexuais e os heterosexuais devem buscar é a paz para todos.

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  10. Muito boa essa mensagem que Marcelo homem preparado e serio é assim que se luta por uma causa com respeito e seriedade, é isso ai Marcelão.

    ResponderExcluir

O Catiripapu agradece a sua participação.