sexta-feira, 19 de agosto de 2011

BELÍSSIMA EXPOSIÇÃO DO CÍRIO DE NAZARÉ NO PALÁCIO RIO BRANCO EM SALVADOR

EXCLUSIVO CATIRIPAPU
Fotos: Duzinho Nery

Hoje a tarde, tive o privilégio de presenciar uma belíssima exposição do CÍRIO DE NAZARÉ, que está no Palácio Rio Branco, na Praça Municipal (Elevador Lacerda) de Salvador.

Além de toda a beleza da exposição, me impressionei pela fé das pessoas, que tocavam do andor onde se encontra a imagem de Nossa Senhora de Nazaré do Belém do Pará. Eram pessoas encostando fotos de entes queridos, de curriculum, carteira de trabalho, aparelho de celular, enfim, cada qual buscava sua graça através da sua crença. Fiz a minha prece, rezei uma Ave Maria agradecendo a Deus pela vida.

Mas na verdade, fui ao Palácio Rio Branco, responder uma diligência de um projeto que fomos contemplados, na Secretaria Estadual de Cultura, e de repente, encontro toda aquela beleza na Praça Municipal, e dentro do Palácio a riqueza religiosa, demonstrando a diversidade cultural do nosso país. De repente, me deparei com duas amigas de minha mãe Lindóia Nery, da Paróquia Santo Amaro de Ipitanga, (Lauro de Freitas),dona Carmem Tolentino e dona Carmem Pimentel, elas ficaram felizes quando disse que faria o registro delas, fotografado-as.

Dona Carmem Tolentino e Dona Carmem Pimentel, visitando a exposição do Círio de Nazaré no Palácio Rio Branco na Praça Municipal.

NOTÍCIA DA ARQUIDIOCESE DE SÃO SALVADOR

A curadora Executiva da Diretoria da Festa de Nazaré de Belém do Pará vê na religiosidade baiana semelhanças com a paraense. “A expectativa para Salvador é grandiosa já que é extremamente rica na concepção religiosa. Esta riqueza tem em comum com o Círio de Belém a hereditariedade dos portugueses. É o ardor religioso, a reverência ao belo, e a sensibilidade e fé do nosso povo”, conclui.

Peregrinação – A imagem de Nossa Senhora de Nazaré de Belém do Pará começou a percorre oficialmente o Brasil em 2007, depois que o Círio de Nazaré foi tombado como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional. A exposição do Círio já aconteceu no Senado Federal em 2007, em São Paulo em 2008, no Rio de Janeiro em 2009 e no ano de 2010 em Belo Horizonte.


Confira a programação da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré:

18 de agosto (quinta-feira)

15h – chegada da imagem peregrina, seguida de carreta do aeroporto até a Catedral Basílica

19 de agosto (sexta-feira)

9h30h – Procissão da Catedral até o Palácio Rio Branco

10h – Abertura da Exposição com a presença de Dom Geraldo Majella

19h – Inicio do Círio Luminoso – com procissão da Praça Municipal até a Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré (Praça Conselheiro Almeida Couto, Nazaré)

20h30 – Missa de acolhida

22h às 24h – Vigília

20 de agosto (sábado)

00h – Santa missa

2h às 6h – Vigília

6h – Alvorada

8h / 10h / 12h / 15h e 17h – Missa

19h- Apresentação do OPA

21 de agosto (domingo)

5h – Oração do Terço

6h / 8h / 10h / 12h / 15h – Santa missa

17h – Santa missa de despedida

Fonte:
http://www.arquidiocesesalvador.org.br/destaque/cirio-de-nazare-em-salvador/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.