segunda-feira, 13 de junho de 2011

HOJE É DIA DE SANTO ANTONIO!!!

Hoje é dia de festa, o inicio dos festejos juninos que se compreende nos três santos mais populares do nordeste: Santo Antonio (13), São João (24) e São Pedro (24). Em Lauro de Freitas um dos mais populares era rezado na residência da saudosa e amiga Romilda Cardoso, a popular Daduca, filha desta cidade que muito contribuiu para a Cultura popular ipitanguense, muito me lembro quando ainda criança, na Praça da Matriz junto do Centro Comunitário da Paróquia, dona Daduca rezava toda a trezena de Santo Antonio, era uma folia, a fé dos mais velhos e alegria da criançada se misturavam e todos os dias após a reza havia a confraternização que era dedicada a cada pessoa da comunidade que contribuía com as guloseimas que eram distribuídas no final. Mas ficou apenas em nossas lembranças e na memória de cada um que participava da festa de Santo Antonio.
Uns pediam casamentos, outros namoradas que perdurasse por todo tempo e a fé de cada um era concentrada no altar produzido com muito amor por esta senhora que Deus levou, mas jamais me esquecerei das canções em forma de orações que aprendi naquele tempo e guardo até hoje que eram pronunciada por dona Daduca e toda a sua família.
Neste dia 13 de junho, haverá a tradição da festa de Santo Antonio, que para o candomblé é Ogum, em algumas famílias que ainda persistem no tempo a orar ao Santo de Pádua, pois a intolerância está dizimando as tradições. Mas hoje teremos dois importantes locais que ainda perduram a fé e a tradição da nossa cultura popular, que é na residência de Julio César o conhecido Careca e no Bar e Restaurante de Raimunda, a popular Cigana. A comunidade está convidada a participar, fazer seus pedidos ao santo casamenteiro e experimentar os deliciosos pratos tradicionais da festa, como a feijoada, amendoim, milho cozido e o licor. Hummm!!! Estarei lá firme e na fé de um bom ipitanguense.

ORAÇÃO A SANTO ANTONIO

Meu grande amigo Santo Antônio, tu que és o protetor dos enamorados, olha para mim, para a minha vida, para os meus anseios. Defende-me dos perigos, afasta de mim os fracassos, as desilusões, os desencantos. Faze que eu seja realista, confiante, digno e alegre. Que eu encontre um amor que me agrade, seja trabalhador, virtuoso e responsável. Que eu saiba caminhar para o futuro e para a vida a dois com as disposições de quem recebeu de Deus uma vocação sagrada e um dever social. Que meu amor seja feliz e sem medidas. Que todos os enamorados busquem a mútua compreensão, a comunhão de vida e o crescimento na fé. Assim seja.

3 comentários:

  1. A NOSSA CULTURA TAMBÉM SE RESUME NAS AÇÕES QUE A COMUNIDADE FAZ, SE DEPENDER DO QUE OS GESTORES FAZEM O POVO DESTA CIDADE FICA DESCULTURADA.
    PARABÉNS CARECA E PARABÉNS CIGANA.PQ MESMO SABENDO QUE VCS FAZEM PARA TIRAREM ALGUM PROVEITO SEJA POLÍTICO OU FINANCEIRO MAS FAZ.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, ninguem pode fazer nada por aqui porque tudo tem interesse, Careca e Cigana são dois baluartes da nossa cultura pobre e massacrada.

    ResponderExcluir
  3. ABSURDO! LAU VIROU O PAI DA CENSURA! NÓS MANDAMOS MENSAGEM SOBRE A NOSSA CAMPANHA CONTRA CHICO FALSO E PELO BEM DO PT, MAS LALAU SE NEGOU A PUBLICAR! O CATIRIPAPU, QUE LAU DIZ SER DA TURMA DOS 16 ANOS, FOI DEMOCRÁRICO E PUBLICOU A NOSSA CAMPANHA:

    O MEU VOTO NÃO É FALSO, O MEU VOTO É DO PT! Essa sim é a verdeira campanha pelo bem de Lauro de Freitas! Estamos com você Moema!

    ResponderExcluir

O Catiripapu agradece a sua participação.