segunda-feira, 3 de julho de 2017

Coreia do Norte lança novo míssil, diz governo sul-coreano




Coreia do Norte lançou um novo míssil balístico na manhã desta terça (4, horário local), segundo anunciou o governo da Coreia do Sul. "A Coreia do Norte lançou um míssil balístico não identificado ao Mar Leste a partir de uma localidade de Banghyon, província de North Pyongan, por volta das 9h40", diz um comunicado do ministério da Defesa sul-coreano, segundo a agência Yonhap News.

Na última sexta, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que os programas nuclear e de mísseis balísticos da Coreia do Norte requerem uma "resposta determinada" e que a era de "paciência estratégica" com o governo norte-coreano acabou. A declaração foi feita em uma coletiva de imprensa conjunta com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, na Casa Branca.

"A era de paciência estratégica com o regime da Coreia do Norte tem fracassado... Francamente, essa paciência acabou", disse Trump.

"Nós estamos trabalhando intimamente com a Coreia do Sul e com o Japão, assim como com parceiros por todo o mundo, em uma gama de medidas diplomáticas, de segurança e econômicas para proteger nossos aliados e nossos próprios cidadãos dessa ameaça conhecida como Coreia do Norte", acrescentou o presidente dos EUA.

O teste mais recente da Coreia do Norte havia sido o de um novo tipo de míssil de cruzeiro terra-mar, em 8 de junho. Na ocasião, de acordo com a agência estatal norte-coreana KCNA, o líder Kim Jong Un supervisionou pessoalmente o teste, no qual o vetor "detectou e atingiu com precisão alvos flutuantes no Mar Oriental da Coreia".

Segundo o ministério da Defesa sul-coreano, os mísseis de curto alcance voaram cerca de 200 km, a uma altitude de 2 km, antes de caírem no Mar do Japão.

Armas nucleares

Em 2016, a Coreia do Norte executou dois testes nucleares, que elevaram a preocupação internacional com o seu programa atômico. Desde então, Pyongyang testou vários mísseis de transporte de ogivas. O objetivo é construir um míssil balístico intercontinental capaz de alcançar o território americano.

Os especialistas do instituto sueco Sipri afirmam ser improvável que a Coreia do Norte tenha conseguido desenvolver ogivas tão compactas que caibam num míssil intercontinental capaz de alcançar os EUA, mas consideram possível que Pyongyang esteja em condições de construir uma mini-ogiva, que poderia ser transportada por mísseis de curto e médio alcance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.