segunda-feira, 10 de abril de 2017

Moema Gramacho eleita por unanimidade para presidir Consórcio de Saúde


A prefeita Moema Gramacho, de Lauro de Freitas, foi eleita por unanimidade, na manhã desta sexta-feira (07), para presidir o Consórcio Público que vai administrar a construção da Policlínica de Saúde Metro Recôncavo Norte, em Simões Filho. A votação foi realizada em assembleia de prefeitos da RMS e recôncavo, na União dos Municípios da Bahia (UPB), no CAB. O cargo de vice-presidente ficou com o prefeito do município de Conde, Antonio Eduardo de Castro.

“Eu não ganhei um presente. A presidência do Consórcio é sinônimo de muito trabalho e responsabilidade. Tenho a convicção da unidade desse coletivo de que haverá solidariedade, companheirismo e compromisso, e com certeza nós perseguiremos isso”.

A reunião na UPB foi conduzida pelo coordenador de consórcios do Estado da Bahia, Nelson Portela. No encontro foi aprovado o estatuto do Consórcio Público de Saúde da Região Metro Recôncavo, nome escolhido pelos prefeitos presentes. Para a prefeita de Lauro de Freitas foi uma honra ter recebido os votos dos colegas que indicaram de imediato o seu nome para a presidência.

“Presidir um consórcio desse porte é uma responsabilidade grande considerando que é uma área extremamente sensível que é a oferta dos serviços, dos exames, das consultas especializadas e que temos tido tanta dificuldade em nossos municípios em função da complexidade da regulação”, declarou Moema enfatizando que a chegada do consórcio neste momento “é uma sensibilidade que o Governo do Estado teve de dividir essa responsabilidade com os municípios e garantir que a gente possa atender melhor a população”.

O vice-presidente do Consórcio salientou que será um cuidado a mais numa área que a população em todo Brasil vem sofrendo bastante. “É caro se fazer saúde e essa iniciativa do Governo da Bahia é louvável, um avanço, uma maneira de diminuir o sofrimento do povo principalmente com a questão da regulação. É o início de um trabalho em que vamos nos esforçar bastante para que consigamos fazer com que essa iniciativa seja um sucesso”.

O Consórcio

O Consórcio Público de Saúde da Região Metro Recôncavo será responsável pela construção da Policlínica em Simões Filho e atenderá cerca de 1,1 milhão de habitantes de 15 municípios – Pojuca, São Sebastião do Passé, São Francisco do Conde, Candeias, Mata de São João, Dias D´Ávila, Itaparica, Vera Cruz, Conde, Santo Amaro, Camaçari, Simões Filho, Madre de Deus além de Lauro de Freitas.


O Estado vai investir para implantar e equipar a policlínica. A manutenção do equipamento será dividida entre o Estado, que financiará 40% dos custos, e os consorciados, que vão cobrir os 60% restantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.