segunda-feira, 10 de abril de 2017

Eleições para líderes de classe mobilizam estudantes


A semana começou bem movimentada nas escolas da rede estadual, com a eleição de líderes e vice-líderes de classe, que acontece até quarta-feira (13), na capital e no interior do estado. Com urnas nas salas e as plataformas de campanha na ponta da língua, os candidatos se dividem em chapas e tentam conquistar o voto dos colegas. A expectativa é que, neste ano letivo, 35 mil estudantes sejam eleitos líderes e vice-líderes de classe. O objetivo da Secretaria da Educação do Estado, com a iniciativa, é promover o protagonismo estudantil e envolver os alunos nas ações realizadas nos colégios da rede, de modo que possam contribuir para a gestão democrática e participativa das escolas.

O secretário Walter Pinheiro afirma que o Governo “estimula os estudantes neste processo democrático de concorrer ao pleito, de votar, de escolher seus representantes e, principalmente, de se envolver no cotidiano da escola, apontando as necessidade e sugestões para a melhoria da Educação. Portanto, a eleição de líder de classe empodera esta juventude e potencializa a dimensão política e cidadã da formação dos nossos estudantes”.

No Colégio Estadual Bolivar Santana, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, os estudantes demonstram muita animação. Vitória de Fátima Oliveira, 19, participa da eleição pelo segundo ano. Ela foi reeleita líder pela turma do 3º ano e acha valiosa a experiência acumulada. “Eu sou só uma representante, uma porta voz e acredito que, quando agimos em conjunto, conseguimos mais vitórias. No meu primeiro mandato, estimulei meus colegas a prestarem mais atenção nas aulas e implantei um grupo de estudo. Agora, meu objetivo é o projeto Sextas Culturais na escola, com ações de arte e cultura”.

No Colégio Estadual Bento Gonçalves, no bairro da Fazenda Grande do Retiro, também na capital, a aluna Maria Isabel Barreto, 15 anos, 8ª série, comemora a liderança. “Estou feliz de ter sido eleita representante da minha turma e isto significa que aumentou a minha responsabilidade e a minha vontade de ajudar os meus colegas a se tornarem mais disciplinados e comprometidos com os estudos e com a escola”.

A eleição também marcou o primeiro dia de aula da semana, no interior. No Colégio Estadual Alaor Coutinho, em Praia do Forte, em Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Marta Serafim, 16, foi eleita para líder da sua turma do 3º ano B e está entusiasmada. “Eu resolvi participar por indicação dos meus colegas, que me acham responsável e dedicada aos estudos. Fico feliz pela escolha e acho muito importante este processo eleitoral, porque passo a ser a voz dos meus colegas junto à direção para apresentar nossas demandas e necessidades”.

Em Itabuna, na região sul, Wiliam Ramos, 16, foi eleito líder da sua turma do 3º ano, do Colégio Estadual Felix Mendonça, e está cheio de expectativas para o segundo mandato. “O grande marco do meu primeiro mandato foi a elaboração do site do colégio, onde divulgamos as informações da nossa escola e é uma ferramenta de interação com os professores que disponibilizam material didático para estudos. Agora, o meu objetivo é continuar ouvindo as ideias e opiniões dos meus colegas para buscar melhorias na escola”.
Cronograma do pleito:

De 10 a 13 – Período da eleição, sendo que cada unidade escolar definirá o dia para realizar o pleito
De 17 a 20 – Lançamento dos dados dos líderes e vice-líderes de classe eleitos no sistema do Portal da Educação
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.