domingo, 24 de agosto de 2014

MORRE UM GRANDE INCENTIVADOR DA CULTURA BAIANA: NILSON MENDES

Nilson mendes;bahia (Foto: Divulgação)Nilson mendes;bahia (Foto: Divulgação)
O ator, diretor e agente cultural baiano Nilson Mendes morreu na madrugada deste domingo (24), no Hospital Português, vítima de uma infecção generalizada. Mendes estava internado na unidade desde 30 de julho.
No currículo do artista, destacam-se as atuações nos espetáculos "Gracias a La Vida" de 1978, "Os Órfãos de Jânio" de 1986 e "Dona Flor e Seus Dois Maridos" de 1992. Como agente cultural, ele foi idealizador e diretor geral dos Centros de Cultura do Estado da Bahia, presidente do Sindicato de Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões (SATED), assistente da presidência do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e doutor Honoris Causa conferido pela Universidade Coorporativa das Américas (UNI AMERICAN). Atualmente ocupava a função de presidente da Fundação do Balé Folclórico da Bahia.
Para o diretor teatral Fernando Guerreiro, Nilson foi um dos maiores incentivadores da cultura do país, coordenando  vários setores da Fundação Cultural do Estado da Bahia por mais de 30 anos.
Ambos trabalharam juntos em peças como Equus (1ª versão) e Dona Flor e Seus Dois Maridos. "Ele foi um dos  maiores incentivadores de minha carreira", disse. 
Diferentes artistas e amigos do ator também lamentaram sua morte nas redes sociais, entre eles a diretora de TV Rada Rezedá. 
"Ano passado estivemos juntos alguns momentos. Tentamos tanto a sua participacao no seriado israelense. Não to crendo q vc partiu. Anos 90 vc me ajudou tanto. Um abraço daqueles que a gente dava sempre q estavamos juntos. Tristeeeeeeeeee demais", escreveu ela.
Para o Diretor Teatral e Produtor Cultural Duzinho Nery, Nilson foi um grande incentivador dos seus projetos culturais que realiza em Lauro de Freitas (Paixão de Cristo e o FIT-Bahia- Festival Nacional Ipitanga de Teatro). "Há 18 anos conheci esta figuraça no Festival de Teatro Puã, idealizado por Rosa Gonçalves, Robinson Bada e Charles Nobre, a partir daí, nutrimos uma grande amizade. Nilson com toda aquela sensibilidade, sempre me orientando e prestigiando as produções que estive à frente em Lauro de Freitas. Perdemos um grande amigo e incentivador da cultura baiana".
O sepultamento foi realizado às 17h deste domingo, no cemitério Jardim da Saudade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.