sábado, 14 de junho de 2014

Museu Pelé em Santos será entregue neste domingo (16)

A trajetória do Atleta do Século estará reunida nos 4.134 metros quadrados de um casarão histórico


Depois de décadas de promessas e muitas mudanças de projeto, será entregue na manhã deste domingo (15) o Museu Pelé, uma homenagem ao Rei do Futebol, que tanto divulgou o nome da cidade de Santos.
 
A trajetória do Atleta do Século estará reunida nos 4.134 metros quadrados de um casarão histórico localizado no bairro do Valongo, nas proximidades do porto. Só a fachada da edificação foi aproveitada, porque o restante dos dois prédios interligados é inteiramente novo.
 
O imóvel contará com uma área interativa multimídia para exposições e já estará disponível para visitação a partir desta segunda-feira, 16, com ingressos de R$ 9,00 a R$ 18,00. A presidente Dilma Rousseff e o governador Geraldo Alckmin, além do homenageado, já confirmaram presença na inauguração. O acervo é composto por 2.545 peças.
 
Além de uma réplica da taça Jules Rimet, o museu conta com preciosidades como a caixa de engraxate que Edson Arantes do Nascimento ganhou do pai, Seo Dondinho, quando criança e morava em Bauru (SP). A bola de meia, com a qual deu seus primeiros passos no futebol, também estará exposta.
 
Na última sexta-feira, 13, o próprio Pelé fez questão de acompanhar o caminhão baú, que trouxe peças de sua casa, em Guarujá. Um esquema policial foi requisitado para acompanhar o transporte até o bairro do Valongo.
 
O Atleta do Século, que esteve presente no trabalho de arrumação do acervo, revelou que recebeu muitos convites para instalar um museu semelhante em diversos locais pelo mundo. “Mas não aceitei: teria de ser aqui em Santos, onde comecei a jogar e bem pertinho do clube do meu coração, que abriu as portas para que eu pudesse mostrar o meu futebol”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.