quarta-feira, 11 de junho de 2014

COPA TERÁ METADE DA MOBILIDADE PROMETIDA

Levantamento mostra, na véspera do Mundial, que das 87 obras, 15 foram inauguradas com pendências e 32 devem ficar prontas depois.

Das 45 obras inauguradas, 15 estão incompletas, segundo levantamento.
Governo federal vê falha em projetos como um dos motivos para atraso.
 
Obra no Rio de Janeiro ainda passava por obras no início de junho (Foto: Gabriel Barreira/G1)
Projeto no Rio de Janeiro ainda passava por obras no início de junho
(Foto: Gabriel Barreira/G1)
 
Faltando um dia para o início da Copa do Mundo no Brasil, apenas 51,7% das obras de mobilidade urbana e aeroportos nas cidades-sede foram entregues, segundo um levantamento feito pelo G1. Dos 45 projetos inaugurados, 15 estão incompletos por causa de atrasos e cancelamentos.
Das 74 obras de mobilidade e das 13 em aeroportos, 32 foram descartadas para a Copa e devem ficar prontas somente depois da competição. A inauguração de outras dez deve acontecer até esta quinta-feira (12) ou durante os jogos, segundo os gestores.
 
Entre as justificativas apontadas para o atraso ou cancelamento dos projetos estão burocracia, imprevistos, disputas judiciais sobre desapropriações, modificação nos planejamentos iniciais e problemas com empresas contratadas, entre outros.
 
No Rio Grande do Sul, de 11 obras, nove devem ser entregues apenas após o Mundial. Em dezembro de 2013, a Prefeitura de Porto Alegre já havia afirmado que a maioria dos projetos será entregue somente depois do evento. Agora, o Executivo diz estar concentrado nas obras do entorno do Estádio Beira-Rio, cuja finalização está prevista para este domingo (15), durante a competição.
 
Em Mato Grosso, das dez obras previstas em Cuiabá, sete devem ser concluídas só depois da Copa. Entre elas, está a ampliação do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, que sofreu atrasos por causa de adequações no projeto. A reforma deve ser concluída em agosto.
 
Já no Rio, três das quatro obras previstas foram entregues – sendo duas incompletas.  A Estação Multimodal, única não entregue, deve ser inaugurada neste domingo. (Veja na tabela no fim do texto a situação das obras prometidas para a Copa em cada uma das 12 cidades-sede.)
 
Balanço das obras da Copa do Mundo de Mobilidade e Aviação Civil (Foto: Editoria de Arte/G1)

2 comentários:

  1. DUZINHO CADÊ O TELÃO NA PRAÇA DA MATRIZ?

    ResponderExcluir
  2. Na Copa das Confederações , Lauro City deu show de bola ao reunir nós laurofreitenses num grito só |: goooooooooooooooooooooooool. O que aconteceu? faltou dinheiro?

    ResponderExcluir

O Catiripapu agradece a sua participação.