quarta-feira, 11 de junho de 2014

Audiência Pública apresenta Fórum Municipal de Educação Infantil (FMEI)

 
A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Educação (Semed), realizou, na manhã desta segunda-feira (9), no Centro de Formação (Cefoc), em Itinga, a 1ª Audiência Pública sobre a criação do Fórum Municipal de Educação Infantil (FMEI). A ação que conta com apoio do Fórum Baiano de Educação Infantil (FBEI), contou com a presença da titular da pasta, Adriana Paiva.
 
A secretária reafirmou a importância de implantar políticas públicas na educação do município, destacando que este é um desafio em que todos devem participar. Gestores, educadores e a sociedade civil devem abraçar essa causa pelo bem da educação e do futuro das crianças.
 
O evento, que contou com mais de 80 participantes, foi classificado como produtivo, pela diretora da Divisão de Educação Infantil, Carla Pinheiro. “A percepção que ficou foi que as pessoas estão comprometidas com a educação infantil e a primeira infância”, afirma.
 
O Fórum Municipal tem o objetivo de propor, sugerir e acompanhar as diretrizes políticas e ações de educação infantil municipal, além de garantir os direitos da primeira infância. Na oportunidade, houve a divulgação de uma lista das instituições/organizações que podem se candidatar ao pleito e concorrer ao grupo gestor.
 
Poderão se candidatar: associação ou sindicato e profissionais da educação; associação ou representantes de pais e mestres; entidade nacional ou internacional de defesa da infância; instituição de ensino superior privada; secretaria municipal de educação; escola pública e particular de educação infantil; escola de educação infantil comunitária ou filantrópica; conselho municipal ou estadual de educação; conselho municipal ou estadual de defesa da infância; conselho de segurança alimentar; secretaria municipal ou estadual de saúde ou assistência social; profissional da área de educação – auxiliar de classe ou grupo de apoio escolar/administrativo; entre outros.
 
Durante o evento aconteceu uma palestra ministrada por representante da entidade estadual explicando aos presentes a importância da criação do Fórum no município, que tratou dos objetivos para direcionar o funcionamento do mesmo.
 
O grupo de gestão do Fórum foi composto, apesar da ausência de alguns representantes de instituições de ensino superior e de escolas particulares. Gestores do Fórum marcaram uma reunião para 22 de julho, quando irão convidar novamente os representantes que estiveram ausentes no evento desta segunda-feira.
 
O corpo do grupo municipal será composto por três representantes de entidades (sindicatos, faculdades públicas e privadas, associações de pais e responsáveis, entre outras) e dois representantes de profissionais de educação (da comunidade escolar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.