domingo, 2 de fevereiro de 2014

FESTA DE IEMANJÁ FOI COMEMORADO EM BURAQUINHO

Centenas de turistas e laurofreitenses lotaram a Praia de Buraquinho, na manhã deste domingo (2), para saudar Iemanjá. Num ritual religioso emocionado, os devotos cantaram em louvor a rainha das águas. Depois do cortejo marítimo, a comemoração seguiu com muito samba de roda e homenagem da Prefeitura a “Paizinho”, mestre da cultura popular do município. O evento foi organizado pela Prefeitura de Lauro de Freitas (PMLF), através da Secretaria de Cultura (Secult) em parceria com a Colônia de Pescadores Z-57. 
 
A beleza da festa foi enaltecida pelo prefeito da cidade, Márcio Paiva. Segundo ele, o 2 de fevereiro tem sido cultuado cada vez mais fortemente no município. “Essa é a nossa festa. Temos o privilégio de levar a imagem de Iemanjá para o encontro das águas doce e salgada, nessa junção do rio com mar que só temos aqui em Buraquinho. 
 
 
Isso é nosso”, frisou. O prefeito assegurou que por meio da parceria entre a gestão e a Colônia de Pescadores Z-57, o evento tende a ser cada vez mais grandioso. Os festejos a Iemanjá são realizados em Lauro de Freitas há 12 anos.
 
Já passava das 10h quando a imagem da rainha foi levada ao mar, cercada de balaios contendo os mais diversos presentes. Flores, perfumes, loções, sabonetes, espelhos e escovas foram deixados para a deusa das águas conhecida pela sua enorme vaidade. Segurando firmemente uma pequena imagem de Iemanjá, a dona de casa Lurdes Souza, 48 anos, fez questão de homenagear a divindade. “Cheguei bem cedo para presenteá-la com flores e alfazema. Iemanjá é minha mãe”, disse a devota. 
 
De acordo com o presidente da Colônia Z-57 e da Associação de Pescadores de Buraquinho, Jonatas dos Santos, mais conhecido como “Mestre Touro”, a festa tem crescido a cada ano. “Ela é a rainha das águas. Do mar tiramos o nosso sustento, nada mais nobre que fazermos essa homenagem a Iemanjá. Começamos com cada pescador trazendo seu presente, hoje fazemos um lindo ritual com balaios lotados”, frisou. Para o secretário de Cultura, Alexandre Marques, depois da Festa do Padroeiro, o 2 de Fevereiro é a segunda comemoração popular mais importante da cidade. “As pessoas estão deixando de ir para Salvador para vir homenagear a rainha do mar na Praia de Buraquinho”, disse. 
 
A festa foi animada pelo grupo Samba é Dez. Durante a apresentação, o prefeito Márcio Paiva homenageou “Paizinho”, entregando-lhe uma placa alusiva em homenagem à sua enorme contribuição a cultura popular do município. Aos 83 anos, ele faz samba de roda em Lauro de Freitas há mais de cinco décadas. “Queria agradecer a todos, mas principalmente ao prefeito. Em 53 anos fazendo samba nessa cidade, nenhum prefeito nunca reconheceu meu trabalho”, afirmou emocionado. A festa contou com a participação dos secretários municipais, alguns vereadores e lideranças comunitárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.