sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

IEMANJÁ TAMBÉM TERÁ FESTA E PRESENTES EM LAURO DE FREITAS NO DIA 2 DE FEVEREIRO

Foto: Nazaré Araujo/Divulgação
Festa na Praia de Buraquinho
Festa na Praia de Buraquinho
 
Já está tudo pronto para a festa de Iemanjá em Lauro de Freitas, nesse domingo, 2 de fevereiro. As saudações e entrega de oferendas à deusa das águas serão na Praia de Buraquinho e começam logo cedo, às 6h.
Como reza a tradição à programação é aberta com a alvorada e queima de fogos, seguida da cerimônia de preparação e recebimento dos presentes. A homenagem é mais uma ação da Prefeitura de Lauro de Freitas, através da Secretaria de Cultura (Secult) em parceria com a Colônia de Pescadores. A programação religiosa e profana se estende até às 16h.
A movimentação na Praia de Buraquinho começa logo ao amanhecer. Devotos se enfileiram diante da Colônia de Pescadores onde entregam suas oferendas. Flores, perfumes, sabonetes e artigos de beleza são os presentes mais comuns ofertados a rainha do mar, conhecida pela sua vaidade.  Depois de acomodados em balaios, eles seguem pelo mar, em um cortejo marítimo, marcado para às 9h.
Para o secretário de Cultura, Alexandre Marques, a festa tem ganhado cada vez mais força no município. “Nossa ideia é dividir a comemoração com Salvador para que as pessoas possam oferecer suas oferendas, depositar sua fé, sem precisar sair da nossa cidade”, comentou. A saída das embarcações contará com a poio da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (Semarh) que fará um trabalho de fiscalização da entrega das lembranças.
Finalizado o ritual religioso é chegada a hora da festa profana. Laurofreitenses vão se divertir com a apresentação de uma banda de samba, às 11h, e, a partir das 14h, o Samba de Roda Filho da Goméia encerra as comemorações. A festa conta ainda com apoio das secretarias de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (Semarh); de Serviço Público (Sesp); Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop); de Saúde (Sesa), além dos serviços de segurança oferecida pela da 52ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), do 10º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) e da Guarda Municipal. 

Programação

 6h – Alvorada com queima de fogos
7h – Arrumação das oferendas
9h – Saída da Procissão Marítima
11h – Apresentação de Samba de Roda
14h – Apresentação do Samba de Roda Filho da Goméia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.