quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

PREFEITURA DE LAURO REALIZA SEMINÁRIO SOBRE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

 
Nesta terça-feira (3), a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), através da Secretaria de Assistência Social, Igualdade Racial e Cidadania (Semasci), promoveu o I Seminário sobre o papel do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, no auditório da União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime). O encontro teve como principal objetivo mobilizar a sociedade civil organizada e o poder público para reconstituir o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea-LF).
De acordo com a secretária da Semasci, Josy da Cruz, o seminário também contribui para a capacitação dos profissionais da segurança alimentar do município, com o propósito de preparar as pessoas para coordenar a Cozinha Comunitária de Itinga e o Banco de Alimentos do Centro.
A nutricionista e diretora de Divisão de Equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional do Município (SAN), Sheila Dionísio, apresentou a palestra com o tema: Os equipamentos públicos e os programas de SAN de Lauro de Freitas. "Os equipamentos, como o Restaurante Popular, o Banco de Alimentos e a Cozinha Comunitária, além do programa de aquisição de alimentos, contribuem para a promoção do direito humano à alimentação adequada", destacou.
O seminário contou também com a palestra sobre Segurança e Insegurança Alimentar e Nutricional, ministrada pela coordenadora da Rede de SAN da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Jainei Cardoso, e uma apresentação sobre o que é, como funciona e qual o papel do Comsea, ministrada pela professora e presidente do Conselho Regional de Nutrição da Bahia, Valquíria Agaty.
Representando a Associação Vinde a Mim, Antônio Jorge Birne ressaltou a importância da iniciativa. "O SAN é fundamental na vida das pessoas menos favorecidas porque contribui para a diminuição da pobreza no país e também é um trabalho preventivo de saúde pública. O cidadão precisa ter uma alimentação de qualidade", conclui Birne, que também atua como presidente do Conselho Municipal de Assistência Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.