sexta-feira, 29 de novembro de 2013

LAURO DEBATE IMPACTO E DO SEXISMO E DO RACISMO PARA AS MULHERES NEGRAS

 
Como parte da programação do Mês da Consciência Negra, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), através do Departamento de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Assistência Social, Igualdade Racial e Cidadania (DPIR-Semasci), realizou uma roda de diálogo com o tema: "Impacto do sexismo e do racismo para as mulheres negras". O encontro, realizado nesta quarta-feira (27), na Casa do Trabalhador, contou com a participação de lideranças de movimentos sociais que atuam no município.
 
 
De acordo com a gerente de apoio a projetos do DPIR, Ester Pinheiro, o debate tem o objetivo de contribuir para a compreensão dos modos operantes do sexismo e do racismo na sociedade contemporânea e refletir sobre as possibilidades de superação dos mesmos.
 
Durante o encontro, foram realizadas apresentações artísticas sobre as relações de gênero, pela professora e capacitadora de gênero e raça, Terezinha Barros. Além disso, a historiadora e consultora em gênero, raça e desenvolvimento rural sustentável, Roselice da Silva, falou sobre o impacto do racismo e do sexismo na população negra brasileira, comparando as desigualdades sociais.
 
"É muito importante a promoção desses debates, porque possibilita a criação de uma rede de enfrentamento contra a violência sofrida pela mulher no município", ressaltou uma das representantes da sociedade civil dos conselhos municipais de Defesa da Mulher e da Promoção da Igualdade Racial, Sônia Maria Gomes.
 
A diretora do Departamento de Promoção e Igualdade de Gênero da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SPM), Solange Santana, destacou a importância do debate para a elaboração de políticas públicas para as mulheres negras do município. "O interesse não é apenas discutir, mas criar mecanismos para a inserção das mulheres negras nos espaços públicos", complementou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.