segunda-feira, 2 de setembro de 2013

CRIANÇAS DO CAPS - IA PARTICIPAM DE PLANTIO EM HOMENAGEM AO MÊS DAS ÁRVORES -

 
iniciando um conjunto de ações que homenageiam o Mês das Árvores, comemorado em setembro, um plantio de mudas nativas envolveu crianças do Centro de Atenção Psicossocial Infância e Adolescência (CAPS ia), na Praça Dodô e Osmar, na Vila Praiana. A ação da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), através de uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (Semarh), plantou 110 mudas no local.
 
 
As plantas foram doadas pelo empresário Miguel Luiz Ferreira, que destacou a importância da ação para o empresariado e a comunidade do município. “Essa é uma tarefa que cabe a todo cidadão. A causa ambiental é uma obrigação também das empresas que estão no município. É prazeroso contribuir, tanto para o meio ambiente quanto para a cidadania dessas crianças”, afirma Ferreira.
Para a coordenadora técnica do CAPS ia, Renata Soares, o exercício de inserção social das crianças é um dos maiores ganhos da ação. “Tiramos eles de dentro do centro e trouxemos para a rua com uma ação que será continuada. Eles virão aqui diariamente cuidar e acompanhar o crescimento dessas plantas. Isso mostra à sociedade que eles são capazes, que também são cidadãos”, explica.
A coordenadora geral do CAPS ia destacou o valor de cada criança na sociedade. “Com ações como essa, a sociedade vê o valor dessa criança como cidadão apto a contribuir para a cidadania e, acima de tudo, eles se sentem valorizados e capazes”, afirma. 
Uma das crianças que é atendida pelo CAPS ia já adotou a sua planta. “Vou molhar minha plantinha, vou molhar todos os dias”, afirma a criança de 7 anos, que estava ao lado do colega de 9 anos que aproveitou para dizer como se sentiu plantando sua muda: “Gostei de mexer na terra, vou molhar minha planta todos os dias”, disse.
Além das técnicas do Centro, as mães acompanharam seus filhos no plantio, a exemplo de Margareth dos Santos, que percebeu o efeito da ação no comportamento do filho. “Percebi que essa atividade ajudou a melhorar o comportamento dele, ele fica mais tranquilo, sem contar que isso prova que ele tem a capacidade de ser cidadão. Eu tenho certeza que ele vai querer vir aqui todos os dias para molhar as plantas”, explica Margareth.
Mais ações - Iniciadas nesta quinta-feira (29), com o plantio nas margens da represa próxima ao Picuaia e tendo continuidade nesta sexta-feira (30), as ações continuarão durante todo mês de setembro em diversos pontos da cidade. Segundo o secretário da pasta, o objetivo da Semarh é inserir espécies nativas em locais estratégicos para revitalização ambiental com ações socioambientais educativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.