terça-feira, 20 de agosto de 2013

TÍTULO DE PROJETO DA SECRETÁRIA DE CULTURA É QUESTIONADO POR LÍDERES DA NAÇÃO BANTU, ORIGEM DE MÃE MIRINHA DE PORTÃO

Um encontro nesta terça-feira (20), na Secretaria de Cultura e Turismo de Lauro de Freitas (SECULT), reuniu lideres de religiões de matriz africana para conhecer o Projeto Agô, que tem a finalidade de revitalizar o Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão.
 
Rede de Memoriais de Terreiros de
Candomblé da Bahia


Para Anselmo Santos, da Rede de Memoriais de Terreiros de Candomblé da Bahia, o novo projeto deve manter a valorização da cultura Bantu, nação que pertenceu Mãe Mirinha de Portão, “quero parabenizar a iniciativa, mais gostaria de sugerir que a cultura Bantu não perca visibilidade, pois foi a nação que pertenceu Mãe Mirinha, fundadora do Terreiro São Jorge Filho da Goméia (Portão), na qual batiza esse Terminal Turístico com seu nome”, argumentou Anselmo, que questionou o título do projeto ‘Agô’, linguagem da nação Iorubá, que quer dizer licença, “orá, Mãe Mirinha é Bantu e o nome do projeto está em Iorubá? Nada contras as nações existentes, mas o nome deveria ser Bantu, justa homenagem a Mãe Mirinha de Portão”, aconselhou.

Lauro de Freitas possui mais de 400 terreiros de candomblés  

Mãe Mirinha de Portão

Mãe Mirinha a guerreira de Portão 

Muito trabalho social foi desenvolvido por Mãe Mirinha em sua comunidade, tais como: Transportes Públicos, Hospital Menandro de Faria, Postos de Saúde, Campanhas de Alimentação (distribuição de cestas básicas feitas por ela com a ajuda de alguns empresários), e outras ações. Participou das filmagens cinematográficas da obra de seu dileto amigo Jorge Amado: ‘Os Pastores da Noite’ e ‘Tenda dos Milagres’, dando visibilidade a comunidade de Portão. 

No dia 18 de fevereiro de 1989 o mundo amanheceu mais triste, faleceu Mirinha de Portão, deixando um enorme vazio na comunidade que certamente perdeu uma voz autêntica que dedicou sua vida  lutando pela igualdade social e racial.
Os filmes
Assista cenas do filme Pastores da Noite: http://youtu.be/QZQJQfYsK_U
Assista cenas do filme Tenda dos Milagres:  http://youtu.be/7d47FdetRQM

Por: MW Assessoria de Imprensa

12 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Segura na mão de Deus e vá...

    ResponderExcluir
  3. Mãe Mirinha é a nossa referência e deve ser respeitada, confio na vereadora e no prefeito. Só!

    ResponderExcluir
  4. Bantu ou Ketu?
    E agora Silas Malafaia?

    ResponderExcluir
  5. Sou ketu ou voto em bantu e o yurubá?
    Me esqueci, prefiro babadinho.

    ResponderExcluir
  6. Lau, Marcia Tude não pode está colocando as suas preferencias por cima da nossa memória, da memória do povo nosso Bantu. Ela coloca agô porque é bonitinho sem observar o fato que origina e sem perguntar a ninguem como parisse e pronto. Chega dessas palhaçadas e o terreiro São Jorge e Mãe Mirinha merecem respeito.

    ResponderExcluir
  7. Disponível a fazer uma caminhada em Respeito a Mãe Mirinha e a nação Bantu que origina aquela comunidade da Goméia.

    ResponderExcluir
  8. Mãe Mirinha e seu povo sou solidário a vocês.

    Monica Faria

    ResponderExcluir
  9. Duza parabéns você só fez e a deixou como o povo de laurocity ve esta senhora, apagada, sumida, você é o cara amei!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Ela vai sair daqui não suportamos mais.

    ResponderExcluir
  11. Filho de Peixe peixinho é http://www.bahianegocios.com.br/contas-publicas/tribunal-de-contas-dos-municipios-aplica-multa-em-jose-tude-ex-prefeito-de-camacari-e-manda-devolver-r-233-24315/

    ResponderExcluir
  12. Duza no blog de Lau tinha um comentario que dizia que voce sugava sangue de Aline e do prefeito Marcio, mas diga a quem comentou que sei quem foi, a dentuça que ao menos voce so está recuperando o sangue que derramou acreditando neles, e ela que fez? Nada, porque nem daquiel a é e caiu mesmo de paraquedas. Duza sou seu fã, e jogue duro voce é filho dacidade e é Dr. Marcio e o prefeito sempre será por voce. Beijos!

    ResponderExcluir

O Catiripapu agradece a sua participação.