quinta-feira, 25 de julho de 2013

ROGÉRIO VAZ, O NOSSO SAUDOSO ROGER BATERA

 
Por: Márcio Wesley 
 
Rogério Vaz de Almeida era um baterista virtuoso, tive o prazer de conviver com ele e substitui-lo algumas vezes. Ele sempre me indicava para fazer o som quando não podia, embora eu não fosse tão bom quanto ele, mas confiava no meu trabalho. Acredito que nossa amizade falava mais alto nessas horas.
   
Temperamento quente e um sonhador, Roger falava o que pensava na ‘lata’, não tinha receio ou medo de dizer ‘a sua verdade’, tudo era dito sem a menor preocupação. Confesso que admirava isso nele! Foi também um amante da cultura musical laurofreitense, produziu pela primeira vez o ‘Projeto Som na Praça’, na Martiniano Maia, conhecida como ‘Praça do Índio’, disponibilizando  equipamentos do seu estúdio de ensaio para realização de pequenos shows com o intuito de dar oportunidade para músicos, bandas e proporcionar o lazer musical para a comunidade, sem cobrar um tostão, tudo pelo amor a arte. Sempre foi um crítico inconformado com a falta de investimentos em políticas públicas cultural em Lauro. 
 
A última vez que Rogério Vaz tocou foi comigo, no Cine Teatro, na ocasião (novembro de 2011) fui convidado para fazer o show de lançamento do CD da sua banda, ‘Os Clandestinos’. Por motivo de saúde, Roger ficou impossibilitado de tocar, mas na passagem de som me pediu para fazer uma música, sinceramente eu não imaginava que seria a última vez que ele tocaria. Minutos depois, Roger Batera passou mal e quase desmaiado levamos para o hospital. No carro deitado no meu colo, ele disse: “Márcio, me represente bem cara”, respondi, “deixa comigo, será uma honra meu amigo”. Este foi o último dia que nos vimos, Roger faleceu uma semana após, no dia 23 de novembro. 
 
A professora Valeria Vaz, mãe do saudoso batera, me presentou com a bateria que ele usava no ‘Estúdio RM’, o instrumento estava precisando de uma reforma, levei dois meses restaurando na garagem de casa, mas a antiga Mapex anos 90, ficou linda, customizada e única. Sempre toco com ela em shows alternativos. Batizar a Concha Acústica de Lauro de Freitas de Roger Batera, significa um marco especial para nós músicos que convivemos com ele.  Rogério Vaz de Almeida foi um incentivador da cultura musical e um dos principais produtores de eventos alternativos do nosso município. 

Um comentário:

  1. Lamento não ter convivido mais com ele. O destino nos separou mas, o carinho e a amizade nunca foram distância. Grande amigo! É com grande pesar que saem essas palavras e por saber tão tarde que ele não está mais entre nós. :(

    ResponderExcluir

O Catiripapu agradece a sua participação.