sexta-feira, 28 de junho de 2013

PREFEITURA DE LAURO DE FREITAS ESTENDE PROGRAMA DE SEGURANÇA E CIDADANIA

Parabéns ao coordenador do GGIM DANIEL BRITO pelo belíssimo trabalho que vem desenvolvendo em prol dos nossos munícipes.
Na tarde desta quinta-feira (27), o Programa Conjunto da Organização das Nações Unidas (ONU) - Segurança com Cidadania foi encerrado oficialmente, na Escola Municipal Jardim Talismã, em Itinga. Moradores e funcionários da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) – por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) – e da ONU reuniram-se para apresentar os resultados da ação. Apesar do encerramento, durante o mês de julho ainda serão realizadas mais três atividades de avaliação dos resultados.
Lauro de Freitas foi uma das três cidades brasileiras selecionadas para receber o Programa e desde 2010, cidadãos de Itinga abraçaram o projeto, junto com a administração municipal e a ONU realizaram inúmeras atividades sociais.
O coordenador do GGIM, Daniel Brito, explicou que, apesar da parceria de sucesso com a ONU estar se encerrando neste momento, o objetivo da Prefeitura é manter a parceria com a população para realizar novos projetos. “A parceria entre o poder público, através da PMLF, e a sociedade civil é fundamental para dar continuidade a diversas ações sociais desenvolvidas neste período, sempre com o objetivo maior de buscar melhor qualidade de vida para a população. Agora começamos a tocar por conta própria, nós, gestores municipais e sociedade civil”, destacou Brito. Ele também informou que além de manter a ação em Itinga, a Prefeitura vai estender a iniciativa para os bairros de Portão, Vila Praiana e Areia Branca.
Quatro alunos do Projovem Itinga / Terraplac, selecionados para participar do programa, estiveram ontem no encerramento. Carlos Cruz (16 anos), Gabriel Veloso (17) e os irmãos gêmeos Marcus e Mateus Santos (18) contaram que durante o programa eles participaram do Projeto Oasis, que foi fundamental para que adquirissem responsabilidade. “Antes eu não tinha um objetivo de vida, agora eu tenho. E o mais importante disso, eu aprendi a construir o caminho para alcançar o meu objetivo”, definiu Marcus.
O presidente da Associação Beneficente Comunitária dos Moradores do Jardim Talismã, José Nilson Silva, explicou que antes da implantação do programa, nunca tinha acontecido uma ação semelhante na localidade. “E isso fez com que a atitude da comunidade melhorasse. Foi a melhor forma de unir as pessoas em busca de um objetivo comum a todos”, afirmou Silva.

A oficial de projeto do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Erica Massimo, destacou o diferencial de Lauro de Freitas entre as três cidades selecionadas. “Aqui, a comunidade pegou a nossa experiência, juntou com o que já havia e chegou a resultados muito mais fortes que o esperado. O nosso objetivo principal é a redução em 30% do índice de homicídios no bairro, entre 15 e 24 anos, até 2016, mas eu tenho certeza que esta meta será ultrapassada. E isso é mérito de vocês”, parabenizou Erica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.