sexta-feira, 19 de abril de 2013

NÃO PODEMOS ESQUECER DOS NOSSOS ÍNDIOS... ELES QUE ERAM DONOS DE TUDO ISSO!!! MAS FORAM ESTUPIDAMENTE ASSASSINADOS

Figura do índio Tupinambá que viveu nas terras de Ipitanga, mas foram barbaramente assassinados pelos colonizadores portugueses.

Dia do índio19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas através do decreto-lei 5540 de 1943, e relembra o dia, em 1940, no qual várias lideranças indígenas do continente resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. Eles haviam boicotado os dias iniciais do evento, temendo que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos "homens brancos". Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril. O dia do Índio tem como função relatar os direitos indígenas e faz com que o povo brasileiro saiba da importância que eles tem na nossa história.

OS ÍNDIOS ESQUECIDOS DA NOSSA CULTURA, NOSSA HISTÓRIA E NOSSA TRADIÇÃO. SE O BRASIL ESQUECEU, LAURO DE FREITAS PODE RESGATAR!!!

VAMOS RESGATAR, ESTA É A HORA!!!

Montagem teatral em homenagem aos nossos índios realizado pela comunidade em 19 de abril de 1989 no Cine Teatro. Primeira vez que o Diretor Teatral Duzinho Nery subiu aos palcos.

Origem do nome secular e original da cidade de SANTO AMARO DE IPITANGA, "LAURO DE FREITAS".

Para “Ipitanga” existem duas versões: a primeira seria “Água vermelha”, na língua Tupi. Também há a possibilidade de ser Pitanga, alusivo à fruta e sua respectiva cor, árvore nativa desta região.

Poderia ter o índio batizado a região por causa da água com a tonalidade avermelhada pelo possível tingimento no subsolo, das raízes.(Esta região, que forma a base territorial do município de Lauro de Freitas, era habitat dos Tupinambás, um ramo dos Tupis).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.