sexta-feira, 17 de agosto de 2012

DR. MÁRCIO ASSINA CARTA COMPROMISSO COM ASPROLF


O candidato a prefeito de Lauro de Freitas Dr. Márcio (PP) assinou uma carta-compromisso com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Lauro de Freitas (ASPROLF), assumindo a responsabilidade de garantir educação pública de qualidade para o município e a aplicação de todo recurso do Fundeb exclusivamente na educação básica.
A carta, que representa o interesse de mais de 2 mil e 500 profissionais da educação escolar, entre professores e funcionários da educação, foi assinada durante debate com os prefeituráveis, promovido pelo órgão na manhã desta quinta-feira, 16, na Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia.
“Eu não seria coerente se eu não assinasse esse compromisso, até porque o que está escrito nesta carta já consta em meu plano de governo e eu apresentei aqui hoje para vocês”, afirmou Dr. Márcio, ressaltando não concordar apenas com o item XIII no qual constam prazos para realização de concursos públicos e readaptação dos contratos temporários.
O coordenador jurídico da ASPROLF, Lázaro Passos, ressaltou a parceria de Dr. Márcio com a categoria: “Ele foi o primeiro candidato a realmente assinar um documento de compromisso com o nosso sindicato”, disse.
Debate
Durante o debate, Dr. Márcio garantiu que a Secretaria da Educação será comandada por um gestor técnico e que os próprios profissionais da educação vão gerenciar o dinheiro que será investido na área. “A Secretaria da Educação não será manobra de política partidária, mas será comandada por um gestor que entenda das reais necessidades do setor e que tenha sensibilidade para lidar com os profissionais da educação”, afirmou o candidato.
Além das perguntas elaboradas pelos coordenadores, o público também pôde participar. Uma professora que se identificou como Raquel, afirmou que trabalha há um ano e oito meses num anexo em Vida Nova e que na sua sala de aula não há quadro negro, janelas e nenhum sistema de ventilação. De acordo com ela, quando solicitou o quadro, foi informada de que teria de arcar com o transporte do objeto até a escola. Indignada, a professora questionou que medidas Dr. Márcio tomará para a extinção dos anexos.
O candidato afirmou que os anexos deixarão de existir porque em sua gestão serão construídas novas escolas. “Se a gente não tem as condições mínimas de trabalho, não temos nem como discutir a educação”, declarou Dr. Márcio, acrescentando que vai melhorar a infraestrutura das escolas municipais, além de investir em fardamento e merenda escolar de qualidade.
Entre os assuntos abordados, Dr. Márcio garantiu ainda que vai cumprir o pagamento do piso salarial, vai implantar um plano de cargos e salários para a categoria, vai investir no retorno do projeto Cadetes Mirins, na revitalização do Parque do Saber e na criação de novos centros de lazer e praças esportivas.
Questionado sobre os contratos temporários na área de educação, o candidato afirmou que vai usar o bom senso e avaliar caso a caso. “Vamos buscar uma alternativa para que essas pessoas não sejam prejudicadas, não vamos demitir pessoas que têm anos dedicados ao município”, enfatizou. O candidato garantiu ainda devolver os 19% retirados dos direitos estatutários dos trabalhadores em educação.
O debate teve duração de duas horas e foi mediado pelos coordenadores da ASPROLF: o coordenador geral Valdir Silva, Luciano Soares (administrativo), Lázaro Passos (jurídico) e Carlos José (financeiro). Apenas Dr. Márcio participou do debate, que contou com a presença de mais de 400 profissionais da educação. De acordo com os coordenadores, os representantes dos outros candidatos a prefeito não confirmaram a participação dos mesmos até a data estabelecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.