quarta-feira, 13 de junho de 2012

Ônibus para interior e RMS está mais caro



Quem achou que o aumento na tarifa de ônibus estava restrito a Salvador, se enganou. A partir de hoje, o valor dos intermunicipais e do serviço metropolitano semiurbano também será reajustado, respectivamente, em 8,74% e 12%.

Apesar da polêmica causada pelo reajuste na passagem dos ônibus da capital, a decisão tomada pela Agência Estadual de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) foi publicada no Diário Oficial de ontem.


Quem trabalha ou estuda em municípios ou regiões metropolitanas vizinhas a Salvador terá gasto maiores. Atualmente com valor de R$ 2,50, os ônibus do serviço metropolitano semiurbano, que circulam em Lauro de Freitas, Camaçari, Candeias e outras Regiões Metropolitanas de Salvador (RMS), passam a custar R$ 2,80, igualando-se a passagem da cidade. Já o serviço intermunicipal, que circula entre municípios próximos como: Ilhéus/Itabuna e Sobradinho/Juazeiro serão reajustados proporcionalmente ao valor atual cobrado em cada região. 

De acordo com Eduardo Pessoa, diretor-executivo da Agerba, o último reajuste ocorreu em abril do ano passado, justificando a quantia estipulada. “Em julho de 2010 as empresas solicitaram, mas só foram atendidas em abril de 2011. Em junho do mesmo ano eles pediram aumento, referente a 2011, mas foi negado. 

Desta vez, calculamos um valor referente a 2011 e 2012”, explicou o diretor, ressaltando que o reajuste será usado em gastos com manutenções e combustíveis. “Houve um aumento significativo no diesel, assim como muitos gastos com pneus e manutenção. Fizemos cálculos e aplicamos, mas nossa maior preocupação foi estabelecer um valor que não ultrapassasse o cobrado nos ônibus de Salvador”, afirmou.
 
Conforme informações da Agerba, o Certificado de Autorização de Tráfego (CAT), que contém os valores vigentes da passagem, deve ser divulgado hoje, porém o órgão disponibiliza no site oficial o contato das empresas de transporte da Bahia, onde podem ser consultados os valores a serem pagos com o reajuste. 

O último aumento para as tarifas dos ônibus intermunicipais foi de 7,86%, mesmo percentual para os veículos do serviço metropolitano rodoviário, e para os ônibus do sistema metropolitano semiurbano, o aumento foi de 7,08%.(Tribuna)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.