terça-feira, 15 de maio de 2012

REPRESENTANTES DA CONDER RETIRAM MORADORES DE ÁREA OCUPADA EM VIDA NOVA


Ontem (14) vários representantes da Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia), junto a vários policias da Choque, Rondesp entre outros trabalharam em conjunto para a retirada das 400 famílias que tomaram posse em um terreno no bairro de Vida Nova, no município de Lauro de Freitas (BA). A ação ocorreu o dia inteiro, pois os manifestantes não abriram mão do local.

São famílias, crianças, idosos, deficientes e pessoas a mais de anos desempregadas, que buscam no movimento uma resposta do Estado em relação ao direito de moradia. Segundo eles, muitos estão inscritos em programas de habitação e até hoje não receberam uma resposta do Estado quando vão receber suas casas. Eles também acusam a CONDER de não avisar sobre a ação com entecedencia, o que para muitos a ação foi desumana. Muitos tiveram seus barracos ateados fogos para que pudessem acelerar a ação. A comissão do Movimento G500 e líderes representantes do movimento afirmam que o Órgão não teve sequer uma conversação sobre o caso e não oferereram nenhuma alternativa para os desabrigados.



Em situação de miserábilidade as muitas pessoas estavam desesperadas com seus objetos no passeio sem ter uma perspectiva pra onde ir, pois a maioria sairam do aluguel e se engajaram no movimento, com a expectativa de receber uma posição positiva do Governo do Estado. Até o momento o Governador Jaques Wagner (PT) não se pronunciou sobre o caso.

Dona Marinalva de Moraes(32) chorou diante das cameras sem ter pra onde ir com dois filhos e o esposo. Segundo ela está desempregada a anos, não recebe bolsa família e com biscate do esposo paga aluguel no valor de R$300,00 (Trezentos reais).

Na próxima quarta- feira (16) líderes do movimento estarão buscando com o órgão uma solução para essas famílias, ao total são mais de 1.300 pessoas.



Vários Repórteres foram impedidos de filmar a ação, alguns chegaram a ser barrados por policiais, mas enfrentaram a polícia. A situação foi amenizada depois que o povo fizeram uma barreira humana efrente aos os repórteres cinematográficos da Band e da Recor. O repórter Guilheme pediu mais respeito ao povo e a imprensa.O Major Ségio interviu na confusão e acalmou o confronto sendo que a reportagem só pudessem filmar os barracos e os desabrigados.


O Major diz que a ação da polícia no movimento é legal e que está sendo realizada com grande conformidade dentro da lei. Pois a Conder tem a eliminar em mãos dada pela justiça para a integração da posse.
 
A Conder apresentou ao movimento uma liminar emitida pela juíza Doutora Maria de Lurdes Melo, da Comarca de Lauro de Freitas (BA). Referente ao prazo de 20 minutos, dado aos manifestantes para liberar a área, sem aviso prévio, os representantes da Conder não quiseram oferecer maiores esclarecimentos. Segundo Airam Oliveira os líderes não levaram ficha contendo os nomes das pessoas que estão no movimento. Ela ainda responde que no momento a Conder não tem nenhuma alternativa para essas pessoas.


Por Adailton Reis (Letras & Tons) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.