segunda-feira, 12 de março de 2012

POLUIÇÃO NO RIO JOANES SE AGRAVA A CADA DIA E EM BREVE PODERÁ VIRAR ESGOTO A CÉU ABERTO


Responsável por 40% do abastecimento de água de Salvador e Região Metropolitana a situação do Rio Joanes está cada vez pior. Os esgotos de condomínios de luxo, das comunidades ribeirinhas e os resíduos das indústrias situadas próximas ao rio são os principais fatores de contaminação.

Análise de amostra de água do Rio Joanes, coletada no ano passado por técnicos da Cetrel, indicou uma elevada carga orgânica e indicadores de contaminação por esgotos urbanos. Foram registrados valores de Coliformes Totais e Termotolerantes acima da referência do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que estabelece parâmetros de níveis máximos aceitáveis de poluição.

O Joanes que já apresentou oito metros de profundidade, atualmente se encontra com apenas 4 metros. Dos 40 quilômetros de rio, oito estão poluídos. Os esgotos são os principais fatores da mortandade de peixes e ostras, sem contar o mau cheiro que se espalha por toda parte.

Sensibilizados com a situação de abandono que se encontra o Rio Joanes, moradores de Lauro de Freitas e Camaçari se uniram com pescadores e marisqueiras e criaram a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), Rio Limpo com a missão de salvar o Rio Joanes.


A ONG organiza encontros, no sentido de conscientizar a sociedade para não jogar qualquer tipo de objetos no rio e assim conquistar com rapidez a sua revitalização. Há cerca de três anos a comunidade vem lutando para salvar o Rio Joanes, que um dia já apresentou água cristalina, sendo visitado por baianos e turistas.

De acordo com o morador do Condomínio Pedra do Rio e diretor executivo da Rio Limpo, Fernando Borba, a solução para o drama do Joanes está na realização das obras de saneamento básico que os municípios de Camaçari e Lauro de Freitas deram início no ano passado. Segundo ele, a esperança dos moradores é que o projeto da prefeitura se conclua em 2014 e que o rio volte a respirar e sustentar dezenas de famílias de pescadores como foi um dia.

Morador do Condomínio Vilas do Joanes e membro da OSCIP, o engenheiro agrônomo Fernando Carvalho, acredita que se a comunidade evitasse jogar lixo no rio, com certeza o problema seria menor. “Se não houver nenhuma atitude pro ativa no sentido de recuperar o rio, ele estará morto em 20 anos. As pessoas precisam se conscientizar e ajudar a salvar o Joanes”, ressaltou.

O presidente da Colônia de Pescadores, de Buraquinho, e da Associação de Pescadores local, Jonas Tomaz dos Santos, 52, afirmou que a situação está cada dia pior. Segundo ele, o crescimento das construções próximas ao rio e o desmatamento dos manguezais têm contribuído muito nos últimos anos para a degradação do Joanes. Peixes, caranguejos e mariscos que antes eram vistos com farturas estão sumindo das águas do rio. “Devido a situação critica do rio, pescadores e marisqueiras tiveram que abandonar o ofício. O rio limpo será uma luz no fundo do poço. Não podemos deixar o Joanes morrer”, enfatizou Tomáz.

Ainda de acordo com Tomaz, a partir da criação da Rio Limpo foram realizados mutirões de limpezas em parceria com pescadores, moradores de condomínios e comunidades ribeirinhas, sendo retirados toneladas de lixo de dentro do rio. Entre os objetos encontrados, pneus, garrafas pets, móveis velhos e sacos plásticos.

O rio Joanes nasce no município de São Francisco do Conde, localizado no recôncavo da Bahia, e desemboca na praia de Buraquinho, no município de Lauro de Freitas. (Tribuna).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.