quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

TRADICIONAIS CARETAS DAS FÉRIAS DE LAURO DE FREITAS DESAPARECERAM DAS RUAS PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA


Eu era criança, e já me divertia com os caretas, conhecidas por nós moradores de Lauro de Freitas, como laçadores. Hora perturbando e outrora me mascarando, termo utilizado pela turma, aos que se vestiam com as tradicionais máscaras.

Por décadas sempre existiram os caretas, justamente no mês de janeiro, mês de férias escolar, servindo de lazer para todos nós. Uma verdadeira folia, que levara centenas de jovens e crianças para as ruas de nossa cidade, isso até o carnaval, e por muitas vezes, até ultrapassava estes tempo de festa carnavalesca.

Mas curiosamente, as férias de 2012, os caretas desapareceram das nossas ruas!!! A meninada não quis conta em se divertir com os caretas, que parece está caindo fora de moda. Mas não é tradição? Então, vamos estimular a turma, para mais uma tradição de nossa cidade, não cair no esquecimento, como tantas outras se foram...

Me chamou atenção, e estou achando tudo muito esquisito, sempre mesmo, uma a dois meses antes do carnaval, a gente já estava nas ruas abusando os caretas, que se sumiram... Espero, que não para sempre!!!

2 comentários:

  1. Pois é Dú, era a época que Lauro de Freitas oferecia uma infância do bem p/ os moradores... Lembra que se mascarava tio Raul, pipino e muitos outros!!! Eramos feliz e não sabiamos...

    ResponderExcluir
  2. Caro Duzinho,

    Num momento em que atos de vandalismos são efetuados utilizando máscaras como modus operandi de ocultar a identidade, você acha mesmo que seria uma boa idéia termos os nossos mascarados na cidade??

    Logo quando começaram esses atos, conversei com Artêmio, um dos responsáveis por esta importante manifestação cultural sobre esta questão.

    A postura é, apesar de talvez não captada por sua visão, sempre atenta, totalmente acertada e vai ao encontro da segurança inclusive dos nossos cidadãos que mantêm viva essa tradição.

    Abraços,

    Apio Vinagre Nascimento
    Presidente do Consleho de cultura
    Secretário Municipal de Governo

    ResponderExcluir

O Catiripapu agradece a sua participação.